FUP avalia que proposta de PLR atende pontos cobrados pelos sindicatos e indica a sua aceitação

Seguindo orientações dos sindicatos filiados, a direção da FUP indica a aceitação da nova proposta de PLR apresentada pela Petrobrás e a realização de assembléias a partir desta quinta-feira, 16, até o dia 24.  A avaliação da proposta foi feita conjuntamente com a assessoria técnica do Dieese, tomando como base as considerações dos sindicatos na reunião do Conselho Consultivo do último dia 07. Na avaliação da FUP, a nova proposta de PLR atende os principais pontos cobrados pela grande maioria dos sindicatos, ao elevar o piso e aumentar a linearidade, reduzindo a diferença entre o maior e menor valor proposto.

Além disso, a proposta acaba com a tentativa de pagamento diferenciado para os trabalhadores da Transpetro, anunciado anteriormente pela subsidiária. A FUP deixou claro que não aceitaria tratamento diferenciado na negociação e distribuição da PLR. A proposta apresentada pela Petrobrás é extensiva na íntegra aos trabalhadores da Tranpetro, Refap e Petroquisa, inclusive o calendário de pagamento.

O valor do provisionamento da PLR 2006 foi 17% superior ao do exercício de 2005, mas, neste mesmo período, o efetivo de trabalhadores da Petrobrás cresceu 18% e todos os petroleiros receberam avanço de nível na última data-base, o que também impacta na distribuição da PLR. Através da pressão dos trabalhadores, organizados pela FUP e seus sindicatos, a Petrobrás foi obrigada a elevar o piso de R$ 14.950,00, proposto inicialmente, para R$ 16.015,00, além de ampliar a linearidade, contemplando mais trabalhadores ao reduzir a diferença entre o menor e o maior valor proposto.

A Petrobrás também concordou em negociar com a FUP e os sindicatos regras previamente estabelecidas que servirão de critério tanto para o provisionamento, quanto para as formas de pagamento e distribuição da PLR 2007 e dos exercícios seguintes. Além disso, a empresa se compromete a efetuar o pagamento do adiantamento da PLR 2007 partir de 10 de janeiro de 2008, conforme os preceitos legais, inclusive o pagamento aos acionistas.