A FUP esteve reunida na tarde de hoje com representantes da Petrobras para tratar do PCAC. A Companhia apresentou a FUP a pesquisa salarial de mercado que balizou a construção da proposta do novo Plano de Cargos. Nessa mesma reunião, representantes do movimento sindical e da Petrobrás construíram um calendário de negociações que já começa essa semana.
Veja o calendário:
Dia 11 de maio (sexta) – às 10 horas – Estrutura do PCAC
Dia 16 de maio (quarta) – às 10 horas – Valoração e Enquadramento
Dia 18 de maio (sexta) – às 10 horas – Mobilidade e Retroatividade
Dia 22 de maio (terça) – às 10 horas – VP e Abrangência do novo plano
No próximo dia 15 de maio a FUP reúne seu Conselho Consultivo para avaliação das mobilizações realizadas nos 3 , 8 e 10 de maio, bem como os encaminhamentos para a continuidade da Campanha de PCAC, junto aos sindicatos filiados.
Mobilizações dão mais força ao movimento
Na manhã de hoje, os trabalhadores da REPLAN pararam engrossando o protesto contra a proposta de PCAC apresentada pela empresa. No Terminal de Guarulhos a adesão foi total na produção e mais de 80% no administrativo.
Em todo país a categoria está participando do movimento de paralisação de 24 horas orientado pela FUP. Amanhã o movimento continua nas bases de continua nas bases do Sindicato dos Químicos e Petroleiros/BA, Sindipetro-CE, REFAP, RECAP, EDISP, Sindipetro/RN (Administrativo), Transpetro/SC, SIX-PR, Sindipetro/ES (administrativo), Transpetro/RS, Transpetro São Paulo.
03 de maio
Os petroleiros de Minas Gerais, Caxias e Norte Fluminense deram sua demonstração de mobilização e luta.
08 de maio
Pernambuco/ Paraíba – Os petroleiros de Pernambuco aderiram à paralisação de 24 horas. Desde a zero hora de hoje, o pessoal do T.A. Suape atua com o quadro mínimo.
São Paulo – Paralisação total nos terminais. Os petroleiros de São Paulo aderiram 100% ao movimento, paralisando hoje as atividades nos terminais de São Caetano do Sul, Guararema e Barueri. As manifestações continuam até o dia 10.
Rio Grande do Norte – Adesão de 90% no Pólo de Guamaré e adesão de 95% nas plataformas, Nas bases de terra, houve adesão de 70% no Alto do Rodrigues, 90% no Canto do Amaro e 30% no Riacho Forquilha, ambos em Mossoró.
Amazonas – Corte de rendição às 23h do dia 07 de maio com adesão de 90% dos companheiros do turno. Hoje, dia 8, houve continuidade no corte de rendição com adesão de 95% do turno e 65% do ADM.
Espírito Santo – Movimento Sindical considerou paralisação histórica em São Matheus e Linhares, com 100% de adesão e participação dos trabalhadores de contratadas.
Paraná – Na Repar e no Terminal de Paranaguá houve adesão de 100% do turno. Os trabalhadores aproveitaram para fazer a discussão do PCAC e levantar pontos que consideram negativos.
Somente com mobilização e luta conseguiremos construir um PCAC que atenda aos anseios da categoria.