Petroleiros aprovam moção de solidariedade a Emir Sader

16h19 – Os participantes do Encontro Nacional de Comunicação, evento realizado ontem que antecede ao XIII Confup, aprovaram Moção de Apoio ao sociólogo Emir Sader, que está sendo julgado nesta sexta-feira em ação contra ele movida pelo ex-senador Jorge Bornhausen (DEM-SC).

Confira a íntegra da moção:

“Os trabalhadores e trabalhadoras petroleiros reunidos no XIII Congresso Nacional Federação Única dos Petroleiros – Confup, se solidarizam com o cientista social Emir Sader, que sofre processo de injúria movido pelo ex-senador Jorge Bornhausen (DEM-SC). A categoria petroleira se manifesta contra qualquer possibilidade de condenação de Sader, que corre o risco de perder o cargo de professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, além de poder ser condenado a um ano de detenção, em regime aberto.

Em sentença, o juiz Rodrigo César Muller Valente, do Tribunal de Justiça de São Paulo, avaliou que Sader cometeu crime ao tratar Bornhausen como “racista” em um artigo publicado na revista Carta Maior. O colunista se referia a uma manifestação pública do senador, na qual, ao ser questionado em um evento com empresários se estava desencantado com a crise política, ele respondeu: “Desencantado? Pelo contrário. Estou é encantado, porque estaremos livres dessa raça pelos próximos 30 anos”.

Ao afirmar que a opinião do ex-senador é racista, Emir Sader apenas expressou um sentimento que se tornou unânime entre os movimentos sociais, populares e sindicais e na maioria da sociedade em relação à desastrosa declaração de Bornhausen.

Emir Sader está será julgado nesta sexta-feira, 15, e a categoria petroleira não admite nem aceita que um dos maiores intelectuais da nossa atualidade seja condenado por ter dito a verdade no artigo em que criticou o ex-senador. Se isto ocorrer, estará sendo condenado não apenas um dos mais respeitáveis intelectuais do país, estará sendo condenada também a liberdade de expressão e toda a sociedade que não aceita afirmações preconceituosas como as pronunciadas pelo ex-senador.”