nergia para o desenvolvimento e igualdade social

Da Imprensa da FUP/CUT

Cerca de 200 petroleiros de todas as bases da FUP participarão do Congresso, entre os dias 15 e 17

Com o tema Energia para o desenvolvimento e igualdade social, o XIII Congresso Nacional da Federação Única dos Petroleiros começa sexta-feira (15) na cidade de Recife, em Pernambuco, em meio a um momento decisivo para os trabalhadores do Sistema Petrobrás: lutar para garantir um plano de cargos e salários justo para todos.

Além de deliberar sobre a conjuntura política e as campanhas da categoria, o XIII CONFUP também discutirá o calendário e a qualificação da greve de cinco dias com parada de produção convocada pela FUP em resposta à proposta apresentada pela Petrobrás para o PCAC.

Os trabalhadores estão participaram de setoriais em todas as bases da FUP para discutir datas e formas de qualificação da greve. As propostas serão debatidas em um seminário nacional duante o CONFUP, com participação de petroleiros de todo o país, representando diferentes unidades da Petrobrás. O Congresso apontará as principais deliberações em relação à greve, tendo como base as propostas discutidas no seminário nacional.

Energia e desenvolvimento O tema deste XIII CONFUP tem por objetivo despertar a categoria para um debate que deve ser, mais do que nunca, aprofundado pelos petroleiros.

Vivemos um momento político onde as escolhas em relação ao setor energético serão decisivas para o desenvolvimento sustentável do nosso país, com reflexos também na América Latina.

Recentemente, o governo anunciou diversos investimentos para garantir a oferta de derivados de petróleo e gás natural, além do desenvolvimento de fontes alternativas de energia. Paralelamente, o Congresso Nacional está na iminência de aprovar a Lei do Gás, que pode trazer imensos prejuízos ao país e, particularmente, à Petrobrás. A sociedade civil organizada, em especial o movimento sindical petroleiro, tem que participar deste debate, fazendo a discussão estratégica do modelo de desenvolvimento e da matriz energética necessária para possibilitar desenvolvimento com distribuição de renda, valorização do trabalho e minimização dos impactos ambientais.

Debates do CONFUP Nos dias 16 e 17, delegados eleitos em todas as bases da FUP irão deliberar sobre uma série de questões que serão discutidas no XIII CONFUP, como pautas de reivindicações, campanhas de negociação, calendários de luta, sindicalismo, previdência, conjuntura política, SMS, setor privado, entre outras.

Os debates têm início no dia 14, quando começam os encontros que precedem o Congresso. No dia 14, os delegados, dirigentes sindicais e assessores participarão do

Encontro Nacional das Secretarias de Comunicação. No dia 15, anteriormente à solenidade de abertura do CONFUP, haverá o Encontro Jurídico Nacional, que será focado no seminário Relações de Trabalho no Mundo do Petróleo e Energia.

Programação do XIII CONFUP

15/06 – sexta-feira

12 às 20h – Credenciamento;

20h Cerimônia de Abertura do XIII Congresso Nacional da FUP;

16/06 – sábado

8h às 14h – Credenciamento;

8h –    Apresentação das teses sobre conjuntura;

Eleição da tese guia;

Lançamento do livro Aspectos psicossociais do trabalho dos petroleiros;

Seminário de qualificação de greve;

15h –  Início dos trabalhos em grupo:

Grupo 1 – Sindicalismo: Balanço das campanhas, organização sindical e campanhas salariais;

Grupo 2 – Previdência e Benefícios: A Seguridade Brasileira – Previdência pública, complementar e seguridade social;

Grupo 3 – Saúde, Segurança e Meio Ambiente: Políticas de SMS, de condições de trabalho e de efetivos;

Grupo 4 – Setor Petróleo: Legislação do setor petróleo, política de primeirização e terceirização, campanhas e pauta de reivindicação dos trabalhadores do setor privado;

17/06 – domingo

8h às 13h – Plenária final e eleição do Conselho Fiscal da FUP