Delegados do Congrenf elegem seus representantes ao XVI Confup

Em clima tranquilo, terminou na tarde desta sexta, 18, o 10o Congresso dos Petroleiros do Norte Fluminense – Congrenf. Após a votação das propostas de cláusulas econômicas, foram aprovadas moções e eleitos os delegados ao XVI Confup, que acontece de 14 a 17 de agosto, em Natal. Apenas uma chapa com 39 nomes foi apresentada e eleita por ampla maioria (veja o nome dos delegados no final da matéria).

As moções aprovadas no Congresso

MOÇÕES DE APOIO

1) Nós da categoria petroleira do Norte Fluminense, reunidos no 10º Congrenf, declaramos apoio à candidatura da Presidenta Dilma Russef!
Diante da disputa eleitoral que está posta em 2014, não temos dúvida que o projeto neoliberal da oposição elitista é um retrocesso político para o país e não defenderá jamais os trabalhadores e as camadas sociais que mais precisam. Já os governos dos presidentes Dilma e Lula têm mostrado que vieram para defender os direitos da maioria, com projetos que atendam a igualdade de direitos e, para defender a Petrobras e o uso do petróleo em benefício de toda sociedade, dando a cessão onerosa no pré-sal para a companhia , que passa a ser a única exploradora .

2) Os petroleiros do Norte Fluminense, reunidos no 10º Congrenf apoiam a luta do movimento “Chega de estupros em Rio das Ostras/Rio de Janeiro” e se solidarizam com as vítimas dessa violência. Desde 2010, a violência sexual vem aumentado no município, passando de 52 casos notificados em 2012, para 63 em 2013.
Repudiamos com veemência o silêncio em torno desse problema e exigimos providências imediatas das autoridades públicas.

3) Nós, petroleiros do Norte Fluminense, apoiamos e defendemos a reincorporação da Transpetro à Petrobrás Holding. Lutamos pela reincorporação da Transpetro para evitar qualquer possibilidade de privatização da empresa e retrocesso nos direitos trabalhistas.

MOÇÕES DE REPÚDIO

1) Os petroleiros do Norte Fluminense repudiam a prisão de ativistas realizada no dia 12 de julho de 2014, no Rio de Janeiro, com o suposto propósito de impedir a participação nos protestos de rua, durante a final da Copa do Mundo. Trata-se de uma grave violação aos direitos e às liberdades democráticas. Os direitos de reunião e livre manifestação são conquistas legítimas do povo brasileiro e não vamos transigir em sua defesa. Repudiamos a criminalização das manifestações e defendemos a ampliação dos espaços de diálogo e participação popular na relação do Estado com os movimentos sociais.

2)Nós, petroleiros do Norte Fluminense, repudiamos a agressão sionista promovida pelo Estado de Israel e NOS SOLIDARIZAMOS com a luta do povo palestino, que vem sofrendo com bombardeios na faixa de Gaza promovendo centenas de mortes e milhares de feridos. Acreditamos que o que está ocorrendo em Gaza não é uma guerra, mas um genocídio! Um massacre que não poupa ninguém, nem mesmo as crianças e idosos, promovido por Israel e apoiado pelos Estados Unidos.

3) Os Petroleiros do Norte Fluminense reunidos no 10º CONGRENF exigem a retirada SOS inquéritos criminais conta os integrantes do bloco de lutas de Porto Alegre, após as mobilizações de Jan/2013.
Entendemos que esses inquéritos são parte de um processo de criminalização dos movimentos sociais.

4) Os Petroleiros do Norte Fluminense, reundos no 10º CONGRENF, manifestam sua solidariedade aos metroviários de São Paulo e exigem a imediata reinteração dos 42 demitidos políticos.
A demissão desses trabalhadores entre eles diretores sindicais é uma prática anti-sindical e um atentado ao direito de greve.

5) Os Petroleiros do Norte Fluminense, reundos no 10º CONGRENF, manifestam-se contra a prisão dos manifestantes Rafael Marques Losvarghi e Fabio Hidelo Havano. Entendemos que essas prisões são políticas e atentam contra o direito democrático de protesto pacifico. Para nós, a criminalização do protesto social é nociva à democracia.

Delegados eleitos ao XVI Confup

Alessandro de Souza Trindade