NF em seminário sobre Benzeno

Nascente 853 – O Sindipetro-NF participou nesta quarta, 22, de seminário promovido pela Fundacentro, em São Paulo, para revisão do protocolo para a utilização de indicador biológico da exposição ocupacional ao benzeno, a portaria nº 34, de 20 de dezembro de 2001. Os diretores Cláudio Nunes e Luiz Carlos Mendonça representaram a entidade, acompanhados de assessoria jurídica.

Na região, o sindicato luta pelo reconhecimento da presença de benzeno nas plataformas, como acontece com o Terminal de Cabiúnas, da Transpetro.

O evento contou com a apresentação de trabalhos de pesquisadores sobre indicadores biológicos de exposição. Também foram abordados, entre outros, temas como a correlação entre a concentração de benzeno no ar no ambiente de trabalho e valores de IBE (Indicador Biológico de Exposição) encontrado em fluidos biológicos; a avaliação de métodos analíticos e a interferência de outras substâncias presentes no ambiente.