Nascente 859
{aridoc width=”100%” height=”800″}http://www.sindipetronf.com.br/images/pdf/nascente/859.pdf{/aridoc}
Editorial
Dilma, Marina e o Petróleo
No país das maravilhas de Alice, a sociedade não precisa de petróleo e resolveu todos os seus problemas de matriz energética. É possível que neste mundo nem mesmo energia seja algo necessário, e tudo que se move o faz pelo encanto do pó de pirlimpimpim que abundantemente jorra das varinhas mágicas.
Mas o mundo real é diferente, e tem razão a presidente Dilma quando manifesta a sua preocupação em relação à inconsistência do programa de Marina Silva na disputa pela Presidência da República.
Como mostrou matéria da Rede Brasil Atual, nesta semana, “um dos pontos de ataque de Marina é a indústria do petróleo”. No programa, a candidata afirma que “o petróleo é um mal necessário. Temos que sair da idade do petróleo”. “A prioridade está apontada para a retomada da cultura da cana para alimentar as usinas de etanol, conforme compromisso firmado por Marina com empresários do setor na quinta-feira (28), em Sertãozinho, no interior de São Paulo”, afirma o portal.
Provocada pela imprensa sobre este assunto, Dilma afirmou que “reduzir o papel do pré-sal na política energética representa um retrocesso e uma visão obscurantista”.
Os petroleiros registraram ao longo dos últimos anos as suas reservas em relação ao modo como o governo tratou a Petrobrás e o setor petróleo, mas reconhece os avanços que levaram à descoberta do pré-sal, a destinação dos royalties para educação e saúde, a criação do fundo social, a guinada da indústria naval por meio da contratação de plataformas no Brasil, a cessão onerosa de áreas do Campo de Búzios para a Petrobrás, entre outras frentes.
Do mesmo modo, a categoria identifica com clareza que a direita brasileira, inimiga da Petrobrás, busca aproveitar qualquer oportunidade de entregar a empresa para o capital internacional.
Esta é uma luta antiga, mas sempre renovada, que precisa mobilizar toda a capacidade de resistência dos petroleiros e dos verdadeiros nacionalistas. Com Dilma, sabemos o que temos e o que ainda podemos buscar. Com as alternativas à direita, voltaremos ao patamar nefasto do neliberalismo dos anos FHC.
Espaço aberto
O perigo da Tucarina
Jorge Luiz Curado*
A direita conservadora-reacionaria-entreguista, a imprensa golpista do PIG, capitaneados pela rede Globo, Folha de São Paulo, Estadão e Veja, os grandes bancos privados liderados pelo Satander e Itau, seus aliados dos institutos de pesquisa de intenção (indução) de voto, percebendo o naufrágio da candidatura Aécio Never, abandonaram o minerim que vive na zona sul do Rio e elegeram um novo adversário para a presidente Dilma.
A nova candidata, para ter a simpatia dos usineiros do etanol, os mesmos usineiros de Ribeirão Preto que eram donos do avião que caiu causando a morte de Eduardo Campos, afirmou ao jornal O Globo que o pré-sal não é uma prioridade, o etanol sim.
Para ficar bem com os latifundiários do agro-negócio, afirmou que nunca foi contra os trangênicos. De repente pode rever as construções das hidrelétricas em Rondônia e no Para (Santo Antônio, Jirau, Belo Monte) em nome da ecologia, condenando a região Norte do País ao eterno atraso elétrico.
O sistema de partilha do pré-sal, onde o petróleo é propriedade do governo brasileiro, pode estar em xeque, havendo a possibilidade do retorno ao regime de concessão para atender a Chevron americana e outras multi-nacionais do petróleo, concorrentes da Petrobras.
O Banco do Brasil e CEF podem perder o privilégio da politica de crédito para atender interesses do Itau, Satander e outros bancos privados, esses bancos jamais se conformaram com a política social do governo.
Nós, petroleiros, temos que fazer nossa parte, indo às ruas, conscientizando as massas e as mentes para barrar as ameaças que pairam sobre o futuro do brasil, da Petrobrás, Banco do Brasil, CEF e de todos brasileiros.
Vem, esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer!
* Petroleiro de P-26.
Cabiúnas
Problema gástrico atinge 14
Na tarde de ontem, até o fechamento desta edição, diretores do Sindipetro-NF acompanhavam o caso de gastroenterite que atingiu pelo menos 14 trabalhadores na base de Cabiúnas. Não é a primeira vez que isso ocorre.
Os petroleiros foram atendidos em hospitais de Macaé e permaneceram sob observação. O sindicato cobra explicações da gerência sobre a ocorrência. Mais informações sobre o caso, que foi informado ao NF pelos trabalhadores e pela Transpetro, serão disponibilizadas no site da entidade.
Geral
CAMPANHA ABERTA COM PROTESTO NA SEDE DA PETROS
NF participa no Rio de ato público que marcou o início da Campanha Salarial dos petroleiros. Neste ano, apenas cláusulas econômicas estão em debate, em termo aditivo ao Acordo Coletivo
Mais de 300 petroleiros, aposentados e pensionistas do Sistema Petrobrás, realizam na manhã desta terça, 02, ato em frente à sede da Petros, no Rio de Janeiro, cobrando o cumprimento do Acordo Coletivo. A manifestação marcou o lançamento da campanha salarial dos petroleiros, que reivindicam 5,5% de aumento real.
Caravanas com aposentados e pensionistas da Bahia, Minas Gerais, Norte Fluminense, Duque de Caxias, São Paulo, Paraná e Santa Catarina chegaram ainda de madrugada na capital fluminense e bloquearam, desde o início da manhã, a entrada da Petros. Eles cobraram o cumprimento da clausula 181, onde a Petrobrás se compromete a buscar junto à Petros a extensão para todos os assistidos do Plano Petros dos três níveis recebidos pela ativa em 2004, 2005 e 2006.
Antecipação
Em resposta à reivindicação da FUP de adiantamento da reposição da inflação, a Petrobrás enviou na tarde da sexta, 29, sua proposta de antecipar na folha de pagamento de setembro o IPCA acumulado nos últimos 12 meses. O reajuste será retroativo a primeiro de setembro e incidirá também sobre a RMNR, auxílio almoço, gratificação do adicional de Campo Terrestre, adicional do Estado do Amazonas, além da tabela da AMS.
O IPCA acumulado entre setembro de 2013 e agosto de 2014 será divulgado pelo IBGE nesta sexta, 5. Os petroleiros reivindicam a reposição da inflação pelo ICV/Dieese (cuja estimativa é de 6,87%) e 5,5% de aumento real. A pauta salarial da categoria foi apresentada à Petrobrás e subsidiárias no último dia 27. Este ano, a campanha reivindicatória trata somente do reajuste salarial.
Calendário
A Petrobrás estabeleceu prazo até o dia 11 de setembro para que os sindicatos assinem o Termo de Compromisso referente à antecipação da reposição da inflação, garantindo, assim, o pagamento no dia 25 de setembro. A FUP cobrou da empresa que apresente o quanto antes o calendário de reuniões para dar continuidade às negociações.
P-32: Presença de H2S na plataforma
O NF recebeu dos trabalhadores da P-32 a informação sobre a detecção de presença de H2S na casa de bombas, por volta das 17h45 do último dia 2. Durante a realização de limpeza e drenagem do tanque de óleo cru das caldeiras, o gás foi identificado pelos sensores e houve shut down (alarme no último nível). Não havia petroleiros no local e não houve vítimas.
Os trabalhadores iniciaram procedimento de drenagem da água oleosa e de ventilação da sala e monitoramento dos valores de H2S. Até a tarde de ontem a equipe continuava o trabalho, verificando o nível do gás, e mais da metade dos 15 sensores não estavam mais alarmando.
As equipes se mantiveram nos pontos de reunião até a confirmação de que não havia mais presença de H2S no ambiente. Também estava prevista para a tarde de ontem a entrada de técnicos no local.
O Sindipetro-NF vai integrar a comissão de investigação do caso.
Reforma política: Votação no NF até esta sexta, 5
Veja locais de funcionamento das urnas e participe da votação para pressionar por Constituinte
O Sindipetro-NF mantém até esta sexta, 5, urnas para a votação no Plebiscito Popular por uma Constituinte exclusiva e soberana do Sistema Político. Em todo o país, os movimentos sociais se mobilização nesta semana para chamar a população para se posicionar sobre a reforma política no país.
As urnas fixas estão instaladas nas bases de terra (Imbetiba, Parque de Tubos e Tecab), sedes do Sindipetro-NF em Campos e em Macaé, e nos aerportos de Macaé, Campos, Cabo Frio e Farol de São Tomé. A votação também pode ser feita por meio de urnas itinerantes (veja calendário ao lado).
Mais informações sobre a campanha estão disponíveis em www.plebiscitoconstituinte.org.br.
Calendário de votação no NF
Urnas fixas
De 1 a 5/09
Imbetiba, Parque de Tubos, Tecab, sedes do Sindipetro-NF em Campos e Macaé e aeroportos de Macaé, Campos, Cabo Frio e Farol de São Tomé.
Urnas itinerantes
04/09 – Petroffice
05/09 – Santa Mônica
P-19: Desconexão abrupta na gangway
Situação expôs trabalhadores a risco grave. Cerca de 300 passam pela ponte diariamente
Os petroleiros da P-19 informaram ao Sindipetro-NF a ocorrência, no último dia 28, de acidente grave com a gangway da UMS Carapebus. A ponte, que liga a unidade de serviços à plataforma, se desconectou abruptamente, por volta das 9h, sem nenhuma sinalização para os trabalhadores.
Após a desconexão, o processo de transbordo da plataforma para a UMS durou cerca de dez horas.
De acordo com os petroleiros da unidade, este foi o terceiro caso com as mesmas características. Cerca de 300 trabalhadores transitam pela gangway todos os dias.
Contingência
“Como consequência deste evento cerca de 240 pessoas ficaram a bordo de P-19, aumentando o POB em mais de 100%, tornando o plano de contingência inadequado para a situação, não permitindo sequer a contagem de forma eficiente dos trabalhadores lotados na UMS”, relatou manifesto dos trabalhadores.
O Sindipetro-NF cobrou a participação da entidade na investigação do caso. A Petrobrás informou que possuia uma análise prévia da ocorrência. Os trabalhadores pararam a emissão de PTs (Permissões de Trabalho) até que a empresa formalizasse uma explicação sobre o caso. Na madrugada de ontem, os petroleiros a bordo receberam um documento da comissão que analisou o caso. A empresa afirma que as condições são seguras. A operação voltou ao normal.
AUTORITARISMO NA CIPA DE P-55
NF repudia comportamento de geplat, que cassou a palavra do representante da entidade na reunião
O embarque de diretores do Sindipetro-NF para as reuniões de Cipas nas plataformas, no início desta semana, foi marcado por uma manitestação de autoritarismo da gerência da plataforma P-55, na UO-Rio, na terça, 2. O dirigente sindical Tadeu Porto, que representou a entidade na reunião, teve a voz cassada por um geplat, que encerrou abruptamente os trabalhos. O sindicalista protestou contra o comportamento do representante da empresa e o sindicato está tomando as medidas necessárias para denunciar o gerente à companhia.
A entidade lembra que a participação de dirigentes sindicais nas reuniões da Cipa é uma conquista histórica da categoria petroleira. A sua função é justamente dar peso à voz dos trabalhadores nas questões de segurança, com a inclusão de uma representação institucional – que antes era prerrogativa apenas da empresa. Os resultados desta presença têm sido satisfatórios, por meio do aumento da capacidade dos trabalhadores de pautar e registrar pendências de segurança que antes eram negligenciadas.
“O Sindipetro-NF é uma instituição séria e deve ser respeitada pela Petrobrás. A cláusula 123 do último ACT [presença de diretores na CIPA a bordo] foi uma conquista dos empregados, para que nosso sindicato, que foi eleito democraticamente, possa exercer sua função de representar com eficiência a classe trabalhadora. Sai decepcionado, pois esperava uma postura mais ética de uma empresa tão importante para o nosso país”, disse Porto.
A P-55 é uma das plataformas que saíram inacabadas do estaleiro, e esteve entre os alvos de denúncia do sindicato em razão de manter condições inseguras de trabalho. O diretor do NF, quando foi cortado em sua participação, estava justamente fazendo um relato do histórico de problemas da unidade.
O Sindipetro-NF não se intimida com o comportamento autoritário do geplat. A diretoria da entidade presta todo o apoio institucional ao diretor Tadeu, que naquele momento não era uma voz isolada, mas trazia consigo a representação de todos os trabalhadores.
Outros embarques
Além de Tadeu Porto, embarcaram para reuniões de Cipa na UO-Rio nesta semana os diretores Tezeu Freitas (P-54) e Valter de Oliveira (P-62). Na UO-BC, embarcaram Marcos Breda (P-12), Antônio Alves (P-25), Rafael Crespo (P-31), Antônio Carlos Pereira (P-47), Marcelo Nunes (PCE-1), Wilson de Oliveira (PCP-2), Valdick de Souza ((PPG-1) e Leonardo Ferreira (P-18). Para esta quinta, 4, está previsto o embarque do diretor Antônio Raimundo Teles em PRA-1.
Normando
RSR: Petrobrás perde Mandado
Normando Rodrigues*
A Petrobrás pretendia restringir os efeitos da condenação que sofreu, na Ação Coletiva do Sindipetro-NF, apenas aos 4,5 mil associados da entidade na época em que a ação foi proposta, Abril de 2005. Para isso havia impetrado um Mandado de Segurança contra a 1ª Vara do Trabalho de Macaé.
No último dia 28 de agosto o Mandado de Segurança foi finalmente julgado no TRT1, e, mais uma vez, a Petrobrás perdeu!
Resultado: é garantido aos associados do Sindipetro-NF, até Setembro do ano passado, e que trabalham ou trabalharam em sua base territorial, o cumprimento imediato da decisão.
Claro, temos percalços, e várias etapas processuais até o pagamento final das diferenças e dos passivos. Muitos dos processos arquivados já foram redistribuídos, e dos ilegalmente transferidos para outras varas, grande parte já retornou para Macaé.
Vale lembrar que nossa atuação junto ao TRT1 fez com que esse Tribunal fixasse o entendimento – válido para todos os demais casos – de que as execuções propostas pelo Sindipetro-NF, como substituto processual, devem ficar em Macaé.
Não importam as artimanhas da Empresa, o pagamento do reflexo das horas extras é uma realidade inescapável. A Petrobrás, por exemplo, ainda pratica a “habitualidade” para excluir dos devidos reflexos a maioria das horas extras do regime de sobreaviso, o que é uma violação da decisão transitada em julgado na ação do repouso.
Mais uma decisão gerencial irresponsável, lesiva aos cofres públicos, pois apenas imputará à Petrobrás mais ônus em juros de mora dos valores não pagos.
Essa recente vitória vale para nos lembrar o quanto a empresa resiste a cumprir determinações do Judiciário. Daí a necessidade de a categoria se manter unida, em torno do Sindicato e de seus encaminhamentos. Ações e abordagens individuais nunca chegariam nesse resultado, e ainda possibilitam à Empresa eventuais acordos lesivos aos trabalhadores.
É previsível uma tentativa da Petrobrás no sentido de “comprar” o reflexo das horas extras no repouso remunerado, via acordos individuais. Já anunciaram, também, que tentarão agigantar o divisor mensal de horas (THM), para diminuir o salário-hora, assim reduzindo o valor de horas extras, e de seus reflexos.
Somente a manutenção da atuação coletiva, e da mobilização dos trabalhadores, poderá dar resposta segura às tentativas da Petrobrás de neutralizar, ou minimizar, os efeitos dessa condenação.
Curtas
Benzeno
O Sindipetro-NF participa da discussão em torno da atualização da portaria 34, que define os indicadores biológicos de exposição do benzeno. A entidade foi representada pelos diretores Cláudio Nunes e Luiz Carlos Mendonça na reunião do Grupo de Trabalho Tripartite sobre o tema, no último dia 2, na Fundacentro de Salvador. Os dois sindicalistas representam ainda o NF até esta sexta, 5, na reunião da Comissão Nacional do Benzeno, também na capital bahiana.
Futsal
Terminam nesta sexta, 5, as inscrições para o 10º Torneio de Futsal do Sindipetro-NF. As inscrições podem ser encerradas antecipadamente caso seja atingido o número de 16 equipes inscritas. A competição será realizada entre os dias 11 e 26 de setembro. Mais informaçoes com Paulinho (Tel.22 2765-9550).
Curso de Cipa
O Sindipetro-NF participou ontem do curso de Cipa organizado pela Petrobrás, na base de Imbetiba. Pela manhã, os diretores Raimundo Teles e Marcos Breda fizeram exposição sobre as cláusulas do Acordo Coletivo sobre segurança. À tarde, o diretor Rafael Crespo falou sobre inspeção de segurança.
Anúncio
VENDO
Anúncio de venda de veículo de propriedade do Sindipetro-NF
DOBLÔ ADVENTURE 1.8 – 2007. C/ BANCO OPCIONAL.
SINDIPETRO-NF. TEL´s: (2733)1530 – 1512 – 0770 – 27345169. TRATAR C/ FERNANDO.