Vice-cônsul dos EUA visita Sindipetro-NF

O vice-cônsul dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Matthew Bushell, visitou nesta tarde a sede de Campos dos Goytacazes do Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense). Ele está na região para divulgar a política norte-americana de concessão de vistos para estudantes brasileiros.

O norte-americano foi recebido no sindicato por Vitor Carvalho, que é o representante da CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Conselho Nacional de Imigração.

De acordo com Bushell, a concessão de vistos para estudantes brasileiros tem crescido nos últimos anos, com o impacto do programa Ciências sem Fronteira, do governo federal. Atualmente, cerca de 15 mil brasileiros estudam nos Estados Unidos. Nos últimos quatro anos, este montante chega a 40 mil.

Durante reunião com o diretor do Sindipetro-NF, o vice-cônsul demonstrou interesse sobre a indústria do petróleo na região, os impactos de investimentos como o do porto de Barra do Furado e as condições de trabalho nas plataformas.

Carvalho fez uma exposição sobre as condições inseguras de trabalho a que são submetidos os trabalhadores do setor petróleo e falou sobre os impactos sociais e ambientais das obras dos portos.

Também foi abordada a relação entre o sindicato e as empresas estrangeiras na região, entre elas a norte-americana Halliburton. Carvalho explicou que uma das dificuldades é o estabelecimento de Acordos Coletivos de Trabalho de abrangência nacional (como ocorre com a Petrobrás), uma vez que a cultura de muitas empresas estrangeiras é a de firmar acordos regionais ou por bases operacionais.

Bushell permanece na região até a quarta, 01, para cumprir uma agenda de contados com universidades e representantes do poder público local.

[Matthew Bushell, acompanhado de Ana Maria Morett Luz, com Vitor Carvalho / Foto: César Ferreira].