Operadores de rádio GMDSS fazem greve dia 13

Do SinttelRio

Na paralisação realizada dia 30 de setembro, os Operadores de Rádio GMDSS deliberaram pela greve geral e por tempo indeterminado, a partir da zero hora do dia 13 de outubro, caso as empresas não apresentem nenhuma proposta às reivindicações da categoria, até o dia 10. No dia 13, os trabalhadores vão atender as embarcações rancho, água, óleo, atendimento ao alarme e simulado e emergência declarada e apenas aeronaves PDAD, com isso será garantido 30% do atendimento da demanda dos serviços prioritários.

A luta destes trabalhadores é pelo Piso de R$ 2.178,45, além de PPR/PLR; e jornada de trabalho 14 x 21. O Sinttel-Rio realizou cinco rodadas de negociação com as empresas, a última delas aconteceu no dia 29 de setembro, quando a proposta apresentada por elas foi para reajuste de salários e benefícios apenas pelo INPC acumulado 6,05%. O Sinttel fez uma contraproposta para que o aumento do piso fosse gradativo até chegar ao valor reivindicado em maio/2015 (R$ 2.178,45) e, por último, propôs o INPC 6,05% agora e a aplicação do piso em maio, porém, as empresas não aceitaram, o que gerou revolta na categoria e a paralisação de advertência no último dia 30, com adesão de 80%.

Os operadores estão dispostos a continuar a luta pelo piso salarial, e o Sindicato exige que a Petrobras, tomadora de serviços, cobre de suas prestadoras e repactue o que é direito dos trabalhadores. Para o exercício desta função, os trabalhadores são muito qualificados, eles operam com licenças e autorizações para trabalhar pela Anatel, Marinha e Aeronáutica, além de toda a responsabilidade que assumem na recepção e aproximação de aeronaves e embarcações. Portanto, a luta pelo Piso de R$ 2.178,45 é mais que justa!