Da Imprensa da FUP – Conheça as propostas encaminhadas à Presidência da empresa
Dando sequência à reunião com Maria das Graças Foster, ocorrida no último dia 21, a FUP encaminhou à presidenta da Petrobrás documento reiterando a cobrança de participação de um representante da Federação nas apurações internas que a empresa tem feito sobre os fatos investigados pela Operação Lava Jato, bem como denúncias de corrupção na contratação de navios FPSO da empresa holandesa SMB Offshore. A FUP também cobra da Presidência da Petrobrás a primeirização de todas as atividades de produção que estão atualmente terceirizadas, bem como que a empresa assuma integralmente as atividades das sete sondas que estão sendo construídas para operar no pré-sal. Como vem destacando os trabalhadores, a terceirização tem sido historicamente uma porta de entrada para a corrupção na Petrobrás.
Efetivo e NR-20
No documento enviado à Graça Foster, a FUP cobrou ainda que a empresa cumpra rigorosamente a cláusula 96 do Acordo Coletivo de Trabalho, que garante a negociação permanente de efetivos com a FUP, e também da Norma Regulamentadora número 20, que, apesar de estar em vigor desde março de 2012, até hoje não foi implementada pela Petrobrás. A NR-20 prevê queo “empregador deve dimensionar o efetivo de trabalhadores suficiente para a realização das tarefas operacionais com segurança” e que “os critérios e parâmetros adotados para o dimensionamento do efetivo de trabalhadores devem estar documentados”.
Propostas e cobranças da FUP encaminhadas à Presidência da Petrobrás:
– Participação de um representante da FUP nas investigações internas sobre a SBM, Operação Lava Jato e as filmagens que vazaram no Edifício de Brasília.
– Capacitação e valorização dos fiscais e gerentes de contratos.
– Cronograma de primeirização das atividades de produção que estão atualmente terceirizadas, como por exemplo, a P-63, cuja operação e produção são realizadas por navios afretados.
– Operação por parte da Petrobrás das sete sondas que estão sendo construídas pela empresa Sete Brasil.
– Campanha de esclarecimento, com resgate da motivação da força de trabalho, sobre as denúncias que estão sendo feitas contra a Petrobrás.
– Utilização do blog Fatos e Dados para rebater o denuncismo da mídia.
– Esclarecimentos sobre a criação da nova Diretoria de Governança.
– Esclarecimentos sobre o Programa Petrobrás de Prevenção à Corrupção.
– Apresentação do quadro de trabalhadores que atuam no sistema de Auditoria Interna da Petrobrás.
– Cumprimento da cláusula 96 do ACT, bem como da NR-20.