Berço da Petrobrás, Bahia se levanta em defesa da empresa e contra os corruptos e privatistas

Imprensa da FUP – Trabalhadores, estudantes e movimentos sociais e populares da Bahia realizam nesta sexta-feira, 09, um grande ato público em frente ao Edifício Sede da Petrobras em Salvador (EDIBA). A manifestação exigirá respeito aos petroleiros, rigor contra os corruptos e corruptores e defenderá a Petrobrás e o pré-sal dos que se aproveitam da crise para pregar a privatização da empresa e a entrega do petróleo brasileiro às multinacionais.

A mobilização foi convocada pela CUT e Sindipetro-BA, com participação de outras centrais sindicais, do MST, dos movimentos estudantis e populares. A concentração terá início às 06 horas, no Parque da Cidade, de onde os manifestantes sairão em passeata até a Pituba, onde fica localizado o edifício sede da Petrobrás.
Para o coordenador geral do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar, é importante estar nas ruas neste momento, explicando para a população que “não se pode confundir a ação nefasta de corruptos e corruptores com nossa categoria petroleira que ao longo de décadas construiu com trabalho profissional e honrado o que é hoje a Petrobrás, uma das gigantes do setor petrolífero mundial”. Ele alerta também os próprios petroleiros para que não caiam nas armadilhas da mídia golpista e do mercado especulativo e privatista, que distorcem fatos para minar a empresa e destruir a sua reputação.
– Nós somos maiores do que tudo isso e, com a nossa força, vamos resgatar a autoestima da nossa categoria e defender a Petrobrás dos corruptos, corruptores e privatistas. Foi o corpo funcional desta empresa que desenvolveu a pesquisa e tecnologia que resultou na descoberta do pré-sal, mais uma conquista do povo brasileiro, que hoje corre riscos ampliados pelos entreguistas de sempre, destaca Deyvid.

Manifesto do Sindipetro-NF alerta para interesses geopolíticos

Em manifesto público, divulgado no dia 18 de dezembro, o Sindipetro Norte Fluminense faz um importante alerta para os trabalhadores e a sociedade: “Os interesses geopolíticos que envolvem o setor petróleo não comportam a ingenuidade de acreditar que as investigações, ainda que necessárias e produtivas, não serão utilizadas para causar danos a interesses nacionais em relação à Petrobrás”, ressalta o texto que abre o documento.
“Em nada interessa ao país que a crise decorrente de comportamentos desonestos de alguns dos seus gestores provoque um enfraquecimento desta companhia. A Petrobrás não é corrupta. A Petrobrás é vítima de corruptos e de corruptores. E os petroleiros estão entre os maiores interessados na apuração completa, em todas as suas consequências, dos casos denunciados”, diz outro trecho do manifesto.
O texto também esclarece que “os ataques sofridos pela Petrobrás neste momento têm relação direta com o potencial do pré-sal” e alerta para os interesses das grandes corporações de comunicação nesta disputa, convocando a população “a se manter vigilante em relação às tentativas de manipulação presentes nos conteúdos da mídia. Diante de qualquer abordagem da imprensa, o sindicato estimula que o trabalhador repudie todo ato de corrupção ativa e passiva, ao mesmo tempo em que questione sobre os reais interesses envolvidos neste setor estratégico para o país. Pelo país, pela Petrobrás e pelo pré-sal, estejamos todos mobilizados e atentos. O Brasil pode e deve sair mais fortalecido dessa crise”.