Trancaço no Farol: NF realiza mobilização pela vida no heliporto de São Tomé

Indignação! Esse foi o sentimento que tomou conta da diretoria do Sindipetro-NF ao saber de mais um caso de negligência médica na Bacia de Campos, ocorrido dia 20 com Ricardo Fernando Alarcon Garcia, funcionário da Weatherford, que foi encontrado morto em seu camarote. Nos últimos anos, o sindicato recebeu a informação de 10 casos de trabalhadores que ficaram doentes a bordo ou faleceram por mau atendimento médico.
O Sindipetro-NF vem denunciando de forma insistente o descaso com que a empresa está tratando seus profissionais diretos e das empresas contratadas em casos de problemas de saúde nas unidades. Para a diretoria do NF, é indiscutível a necessidade de médicos a bordo e nos casos onde essa situação não é possível, que o trabalhador seja desembarcado imediatamente para receber os cuidados necessários para sua saúde.
A vida das pessoas não pode ser cuidada de forma displicente!
Para protestar contra essa negligência, o Sindipetro-NF realiza na manhã desta quinta, 29, uma mobilização surpresa pela vida e convoca toda categoria petroleira a participar, demonstrando que não concorda com o tratamento de saúde e segurança que o petroleiro recebe. É preciso que a Petrobrás e as empresas privadas que atuam na Bacia de Campos revejam a forma como tratam seus trabalhadores.
Não podemos ter pessoas passando mal nas unidades, sem poder descer para receber o devido atendimento médico ou chegando a morrer, porque o atendimento realizado à distância não conseguiu salvar sua vida.
Para dificultar ainda mais a possibilidade de atendimento médico de qualidade, houve uma redução drástica do número de exames que compõe o periódico do trabalhador da Petrobras. Nos casos do setor privado a situação é ainda pior, porque não há acesso ao prontuário médico do petroleiro e o médico não tem como avaliar o histórico do paciente.
O Sindipetro-NF orienta a categoria e, principalmente os cipistas, que comuniquem imediatamente ao sindicato qualquer ocorrência que afete a segurança e a saúde do petroleiro, independente de ser de contratadas ou da Petrobrás. A defesa da vida deve ser uma preocupação de todos.
Para a diretoria do Sindipetro-NF, a gerência de SMS da Petrobrás está boicotando deliberadamente a prevenção à saúde e segurança para causar grandes acidentes e inviabilizar a Petrobrás como empresa pública.