A crise da Petrobrás na visão de um petroleiro

Pablo Iacovazzo*

Sobre a situação atual da Petrobras e do meu apoio ao PT, mesmo com seus diversos  problemas (os que realmente existem, porque boa parte deles também é inventada pela  grande mídia):

O que não falta por aí é abutre tentando vender a ideia furada de que a Petrobras estaria “quebrada”. Não gente, ela não está. Ela ainda é a maior empresa do país, que realmente vem enfrentando tempos difíceis por uma série de motivos distintos, mas a crise atual é passageira, e será superada. Mas para que isso aconteça, todo brasileiro precisa ser verdadeiramente mais crítico, e parar de se deixar levar por qualquer notícia maldosa que saiam divulgando por aí. Nós não somos gado, pessoal. E todo mundo sabe que a grande mídia sempre tratou a população como gado. Todo mundo sabe quem são a Globo e as suas irmãs. Todo mundo sabe que elas sempre cuidam dos próprios interesses, e que não dá para acreditar em tudo o que dizem.

É inegável e sabido por todos que há muitos e imensos problemas acontecendo hoje com a Petrobras. Isso não se discute. Mas as pessoas também estão esquecendo que a Petrobras só é o gigante que é hoje, a maior empresa do país, geradora de milhões de empregos diretos e indiretos, pagadora de bilhões em impostos, com ações negociadas nas maiores bolsas do mundo, uma das empresas mais respeitadas internacionalmente, por conta da gestão do PT, mesmo com todas as suas falhas. Antes da gestão petista, somente Getúlio Vargas fez tanto por ela.

Lembrem-se que, há apenas 13 anos, a Petrobras era apenas uma empresa de petróleo no meio de tantas outras. Respeitada no Brasil, grande para os nossos antigos padrões, mas minúscula e praticamente desconhecida no resto do mundo. E esse é o principal motivo de eu hoje ainda defender o PT na questão, e continuar defendendo. Mesmo errando muito ao longo do caminho, eles acertaram onde mais importa, e salvaram a Petrobras. Transformaram-na em um gigante de primeiro escalão (em 2014, mesmo em crise, ela ultrapassou a americana Chevron, e tornou-se a maior empresa de capital aberto produtora de petróleo do mundo). Lembrem-se também de que é a primeira vez na história que os erros e desvios estão vindo à tona, que é a primeira vez que pessoas estão sendo investigadas e punidas por seus crimes. Pela primeira vez na nossa história, pessoas estão sendo presas por corrupção. Até recentemente, a impunidade sempre imperou absoluta. E olhem que nós sofremos com o mal da corrupção desde sempre. Mas pela primeira vez, o país está assistindo os malfeitores pagando pelos seus crimes, e está tendo a oportunidade de aprender com os seus erros. Daqui para a frente, com os erros finalmente expostos, passa a ser mais fácil corrigi-los, para continuar seguindo em frente.

Já as forças que controlam a mídia, os donos das TVs e dos jornais, que sempre governaram o país, esses abafaram todas as denúncias, impediram todas as investigações, esconderam tudo o que fizeram. Mas hoje, fazem uma campanha intensa e ininterrupta para atacar e destruir o PT, em todas as publicações, em todos os jornais, em todos os horários, acusando sem trégua o partido de erros que eles mesmos também sempre cometeram e ainda cometem. Vejam o que está acontecendo hoje mesmo: todos os partidos políticos estão envolvidos em escândalos de corrupção, mas só se noticia a parte com os erros do PT. Há imensos e graves casos de corrupção acontecendo neste instante, envolvendo partidos de oposição, mas nós não assistimos nenhuma cobertura nos telejornais, não vemos nenhuma reportagem nos grandes jornais e revistas. As forças que hoje mais apontam os erros do PT, são as mesmas que, na sua época, sucatearam e tentaram desmontar a Petrobras, dividiram-na em pedaços, causaram acidentes ambientais, afundaram plataformas, sujaram a imagem da empresa, para facilitar a sua venda. Tentaram vendê-la, mas não conseguiram. Mas eles ainda querem fazer isso. Isso para eles é questão ideológica, além, claro, de monetária. Ficou faltando “torrar” a Petrobras junto com a venda das outras estatais, mas ela escapou por muito pouco.

Cuidado, gente. Lembrem-se de que toda verdade sempre tem dois lados, e que no mundo do Poder, ninguém é 100% vilão e nem 100% mocinho. Lembrem-se de tudo o que a Petrobras representa para o Brasil, e a quem a destruição da empresa interessa. A Petrobras é um dos maiores patrimônios e um dos maiores orgulhos do povo brasileiro, mas há pessoas que não vão desistir até conseguirem terminar o que começaram, custe o que custar. E vão passar por cima do que for e de quem for para isso. Inclusive da democracia.

Pensem nisso com carinho. Sei que todo mundo fica indignado com a corrupção no nosso país, mas estamos sendo direcionados a ter uma indignação seletiva. Estão nos fazendo de gado novamente, e nós, submissos, estamos fazendo exatamente aquilo que nos mandam. Quem é que vai ganhar com tudo isso, no final?

* Técnico de Operação da Petrobrás na Plataforma P-40, Bacia de Campos.