MST interdita rodovia em Campos em protesto pela Reforma Agrária

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza no início desta manhã protesto na BR 356, no trecho entre Campos em São João da Barra, no Norte Fluminense, próximo à entrada para a antiga Usina Cambaíba. As duas pistas da rodovia estão interditadas desde as 5h20. A atividade, que tem apoio do Sindipetro-NF, faz parte da Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária Popular.

Em entrevista ao vivo há pouco, na Rádio NF, a dirigente nacional do MST, Elisangela Carvalho, que participa do protesto, informou que foi formado pelo menos cinco quilômetros de retenção no trânsito por aproximadamente duas horas. A passagem de veículos de emergência foi autorizada pelos militantes. A polícia esteve no local, mas não houve confronto.

De acordo com a líder sem terra, a manifestação reivindica a retomada da reforma agrária, com o assentamento de 120 mil famílias acampadas no País. Em Campos, o movimento reivindica a desapropriação imediata das áreas do acampamento Luiz Maranhão (Cambaíba).

O diretor do Sindipetro-NF, Luiz Carlos Mendonça, participa do protesto. Também em entrevista à Rádio NF nesta manhã, o sindicalista afirmou que o apoio da entidade a protestos como o de hoje é uma obrigação estatutária. “É aliança camponesa operária, a integração da classe trabalhadora”, disse.