Heroísmo dos trabalhadores evitou tragédia na P-26, diz diretor do NF

O diretor do Sindipetro-NF, Marcelo Nunes, embarcou hoje na plataforma P-26 para verificar as condições da unidade e dos trabalhadores após a ocorrência de incêndio na tarde de ontem. O sindicalista representa a entidade na comissão que investiga o caso e terá 15 dias para produzir o relatório final sobre o acidente.

De acordo com os relatos iniciais dos trabalhadores, o incêndio, que não deixou vítimas, começou por volta das 16h, no Spider Deck, em decorrência do centelhamento de uma lixadeira em uma área aonde havia presença de resíduos de petróleo, durante um trabalho de troca de parafusos enferrujados da linha entre o Slop (Tanque de Recolhimento) e o TD (Tubo de Despejos).

O fogo durou aproximadamente 40 minutos, chegando a atingir o mar por meio de parte do petróleo derramado na superfície, sob a plataforma. A fumaça pôde ser vista de unidades próximas, como a P-40, a P-37, a P-19 e a P-18.

Nunes destaca o heroísmo dos trabalhadores que combateram as chamas, inicialmente caldeireiros, auxiliares e técnicos de segurança, e depois os brigadistas da unidade. “Foram verdadeiros heróis, se não fossem eles poderíamos estar diante de uma nova tragédia”, afirma o sindicalista.

Foram necessários quatro extintores e o uso de espuma para eliminar o fogo, que não subiu para o piso principal em razão da atuação dos trabalhadores.

A plataforma P-26 está localizada no Campo de Marlim, na Bacia de Campos, e atualmente conta com 186 trabalhadores.