NF convoca petroleiros a intensificar luta contra PL4330

A classe trabalhadora recebeu um de seus piores golpes, ontem, 8, com a aprovação pela Câmara dos Deputados do texto-base do PL 4330 que amplia a terceirização e abre caminho para que se precarize as relações trabalhistas. Os deputados federais, capitaneados pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, seguiu a cartilha do empresariado brasileiro e votou contra os direitos do trabalhadores. Foram 324 votos a favor do projeto, 137 contra e apenas duas abstenções.

Para a categoria petroleira e outras, a aprovação do PL 4330 representa que a atividade-fim das empresas pode ser terceirizada. Para os milhares de trabalhadores que já atuam como terceirizados, o risco aumentará ainda mais a rotatividade de trabalho em busca do menor custo e a ameaça constante dá demissão recairá sobre todos os trabalhadores.

Com a terceirização escancarada, também os números de mortes e adoecimentos só tende a aumentar, já que esse grupo responde por quase 80% desses acontecimentos.

O presidente da CUT, Vagner Freitas, estava indignado com a aprovação. En entrevista ao portal da CUT ele apontou o tamanho do prejuízo que os parlamentares causaram ao país. “Hoje, no Congresso Nacional, vimos os deputados conduzirem o maior processo de retirada de direitos da história do Brasil”, afirmou Freitas.

A diretoria do Sindipetro-NF convoca toda categoria a se manter mobilizada nas ruas e pela internet contra esse famigerado projeto. O PL 4330 receberá na próxima terça, 14, os destaques apresentados pelos partidos e depois deverá seguir para o Senado.

CUT luta pelos terceirizados

De acordo com o levantamento da CUT, o trabalhador terceirizado trabalha três horas a mais, em média, além de receber 25% a menos pelo mesmo serviço. Com base num estudo, a Central elaborou o PL 1621 que foi apresentado pelo do deputado federal Vicentinho (PT-SP), que propõe regulamentar a terceirização no país. A diferença é que o projeto da CUT determina a equiparação salarial e de benefícios entre trabalhadores terceirizados e efetivos, proíbe a contratação de terceirizados para atividade-fim e responsabiliza o tomador de serviços quando a empresa contratada deixar de honrar com os direitos de seus funcionários.

Deputados do Rio que votaram contra os trabalhadores

A CUT publicou uma lista dos deputados que votaram SIM para que o PL4330 fosse votado em caráter de urgência na Cãmara. Veja se o seu deputado está na lista.

Rio de Janeiro (RJ)

Alessandro Molon