Presidente da CUT destaca papel dos sindicatos no combate ao PL 4330

O presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, enviou na última quinta, 16, a todos os sindicatos filiados à Central, comunicado que registra o empenho das entidades na resistência contra o Projeto de Lei 4330, que amplia a terceirização e tem sido chamado de “PL da Escravidão” pelo movimento sindical.

Freitas destacou que, em poucos dias, os sindicatos organizaram e realizaram uma das maiores mobilizações da história recente da CUT.

Confira abaixo o texto enviado pelo presidente da Central aos sindicatos, entre eles o Sindipetro-NF:

Em apenas seis dias nós – presidentes, dirigentes, funcionários e militantes da nossa Central – conseguimos organizar uma das maiores manifestações que fizemos nos últimos anos.

Muitos não acreditavam que conseguiríamos. Muitos apostaram no fiasco do nosso Dia Nacional de Paralisação Contra o Projeto de Lei 4330, especialmente, a direita brasileira.

Mostramos para o Brasil e para o mundo do que somos capazes. Mostramos porque somos a maior, a mais combativa e a mais respeitada central sindical brasileira. Mostramos por que a ONU considera a CUT referência na defesa do trabalhador. Para quem não lembra, relatório do PNUD concluiu que, mesmo diante da crise econômica mundial, a CUT garantiu avanços importantes e preservou os direitos sociais e trabalhistas no país.

É para isso que a CUT foi criada, é por isso que os/as trabalhadores/as respeita e acreditam na nossa Central. E ontem demos mais uma demonstração de que jamais abdicaremos do nosso papel de defender os direitos da classe trabalhadora. Jamais vamos permitir que os conservadores criem um falso clima de caos político e econômico para atacar direitos adquiridos que conquistamos duramente.

Parabéns a todos e a todas pelas horas dedicadas à organização e à mobilização do dia de paralisação, pelo tempo que deixaram de ficar em suas casas com suas famílias, pela coragem de enfrentar sol, chuva e até o cassetete de polícia para gritar para toda a sociedade brasileira: o Congresso Nacional quer rasgar a CLT e tirar todas as garantias trabalhistas.

No inicio da próxima semana passaremos orientações sobre as novas mobilizações e enfrentamentos que precisamos fazer para derrotar o PL 4330, os patrões e esse Congresso conservador, que privilegia patrões.

A luta continua e será cada vez mais dura. Que todos estejamos prontos para mais atos, manifestações, enfrentamentos com os deputados que estão traindo a classe trabalhadora.

Um bom feriado a todos,

Vagner Freitas