O site de humor Sensacionalista publicou “matéria” que, em tom de brincadeira, acaba por refletir bem o desejo da bancada patronal no Congresso Nacional. “Após a PL 4.330/2004 ter sido aprovada na Câmara dos Deputados chegando ao Senado, a Câmara acaba de abrir nesta quinta feira uma plenária para revogar a Lei Áurea”, debocha.
Com o título “Após a Terceirização, Câmara decide revogar a Lei Áurea”, o texto narra que o fictício deputado “Cleiton Cleber”, o “presidente da Liga das Empresas”, afirma que a “terceirização é um marco na história do trabalhador, mas porque parar por ai se podermos melhorar ainda mais a vida de quem é rico e patrão porque acorda cedo para ir trabalhar e não vive de Bolsa Família? Revogando a Lei Áurea podemos ter de volta a nossa boa e velha escravidão que agora abrirá de vez o seus horizontes, expandindo o projeto para imigrantes legais e ilegais, brancos, pardos e outras cores também. Será um progresso na nossa história!”.
De acordo com o a piada — com um fundo de verdade — do Sensacionalista, o “projeto de lei tem como foco principal a volta da escravidão, chibatadas, tronco do castigo além de gerar milhões de novos empregos já esquecidos, como os capitães do mato”.
“A Câmara aguarda ansiosamente e estão otimistas pela nova PL que tem tudo para dar certo, os deputados dizem quase em coro que se o progresso da terceirização realmente vingar, este será o futuro do nosso país e eles não vêem a hora de sair para comprar chibatas de couro!”, conclui a publicação.