Ponte que liga UMS Carapebús à P-19 desconecta bruscamente

A ponte (gangway) que liga a P-19 à UMS Cidade de Carapebus desconectou duas vezes abruptamente na tarde de hoje, 28. Por sorte não houve feridos. Segundo trabalhadores a bordo da plataforma, a primeira desconexão aconteceu por volta das 16h30,  num momento em que ninguém estava passando sobre a gangway. Ainda segundo a categoria, houve perda de energia.

Uma hora depois, a UMS acoplou novamente para transferência do pessoal. O alarme soou no meio da travessia das pessoas e o segurança suspendeu imediatamente esse procedimento. Logo em seguida, assustado com o que poderia acontecer, o operador saiu correndo da cabine e a gangway levantou subitamente, arrebentando guarda corpo, derrubando container e enganchando no guindaste.

Trabalhadores denunciam que após se afastar 200 m da plataforma, a UMS Cidade de Carapebús perdeu máquina e posicionamento dinâmico. Devido às condições do mar, a UMS avançou para cima da plataforma até chegar a cerca de 3 m, quando um rebocador conseguiu amarrá-la e puxá-la para longe. Por pouco não ocorreu uma colisão.

Encontram-se a bordo de P-19, 67 trabalhadores da UMS, só com o macacão de trabalho. O SMS da UO-BC confirmou a desconexão e informou que 25 pessoas estão sem acomodação, porém há vaga de salvatagem nas balsas.

As desconexões da UMS Carapebús já aconteceram diversas vezes. A diretoria do Sindipetro-NF vai cobrar novamente da Petrobrás os motivos pelos quais isso vem ocorrendo colocando em risco a vida dos trabalhadores.