Zé Maria: “Não pode ficar esperando Dilma vetar”

A CUT, a FUP e outras entidades do movimento sindical fluminense realizaram ato unificado, no Rio, pela passagem do 1º de Maio, o Dia do Trabalhador. O diretor do Sindipetro-NF e coordenador da FUP, José Maria Rangel, foi um dos sindicalistas que se revezaram no palanque montado em frente aos Arcos da Lapa e chamou os trabalhadores e enfrentar a onda conservadora no País.

“Milhões de trabalhadores passaram a ocupar espaços que antes só eram ocupados pela burguesia. A direita quer dizimar todos os vermelhinhos do Brasil”, disse José Maria, lembrando que atualmente o País tem “o congresso mais conservador desde 1964”.

Segundo ele, os trabalhadores não podem apenas esperar que a presidenta Dilma vete projetos que cortam direitos, como o PL 4330, que amplia a terceirização. O sindicalista defende que os trabalhadores ganhem as ruas: “não pode cruzar o braços e ficar esperando Dilma vetar, tem que reagir”.

José Maria também citou a ofensiva contra a Petrobrás e o pré-sal. Para o coordenador da FUP, querem mudar a lei da partilha e acabar com o fundo soberano.

O ato unificado teve caráter político e cultural e, além dos discursos dos sindicalistas, contou com apresentações artísticas.

Vídeo

Um militante registrou com celular um trecho do discurso de José Maria Rangel no ato público. Assista aqui.