Professores do Paraná voltam às ruas hoje

Do Portal da CUT

Em greve há dois meses, professores e funcionários de escolas e universidades estaduais voltaram às ruas de Curitiba na manhã desta terça-feira, 19, contra o governador Beto Richa, do PSDB. Cerca de 30 mil pessoas, segundo organizadores, estão concentradas em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo.

O protesto é contra a proposta do governo do Paraná que divulgou na última quarta-feira (14) um reajuste de 5% a ser pago em duas parcelas. A categoria, no entanto, exige 8,17%. A expectativa é de que até o final do dia o governo reabra as negociações do reajuste salarial.

Os organizadores pretendem mobilizar 100 mil pessoas em 30 cidades. Os manifestantes gritavam palavras de ordem como “Fora, Beto Richa” e, também, pediam a devolução da verba da previdência dos servidores estaduais, alterado pelo governo estadual.

“Nenhuma novidade. O governo mais uma vez colocou na mesa de negociação que não tem condições de pagar 8,17% (reposição da inflação, exigida pelos servidores)”, diz Marlei Fernandes ao Portal Gazeta do Povo.