O médico do trabalho Ricardo Garcia, assessor do Sindipetro-NF, embarcou nesta manhã na plataforma P-40, onde fica até a sexta, 07. Ele participa de perícia para verificar a presença de hidrocarbonetos na unidade, como benzeno e nafta.
O sindicato avalia que este embarque é uma vitória dos trabalhadores. A perícia foi determinada pelo juízo da 2ª Vara do Trabalho de Macaé (RJ), como parte do processo originado em ação movida pelo Sindipetro-NF em 02 de setembro de 2013.
No processo, o sindicato busca comprovar a exposição dos trabalhadores aos hidrocarbonetos a bordo das plataformas e unidades produtivas da Petrobrás. O objetivo é garantir melhorias nas condições de trabalho e obrigar a empresa a proceder com os apontamentos corretos nas fichas previdenciárias dos trabalhadores.
“O NF tem compromisso com a defesa da saúde e segurança do petroleiro e este embarque é mais um passo para o reconhecimento de um agente extremamente agressor, que é o benzeno”, afirma o coordenador geral do Sindipetro-NF, Marcos Breda.
[Foto: Médico do Trabalho, Ricardo Garcia, durante embarque na manhã de hoje para P-40, ao lado do diretor Norton Almeida, que embarcou para reunião de Cipa em PRA-1]