Caso de infecção alimentar sendo investigado em Enchova

O Sindipetro-NF acompanhou na semana passada um caso de DTA (Doença Transmitida por Alimentos) que atingiu cerca de 50 trabalhadores da plataforma de Enchova (PCE-1), na Bacia de Campos, no último dia 27. Dos 45 petroleiros que chegaram a procurar por atendimento na enfermaria da unidade, 42 tiveram sintomas brandos e três tiveram diarreia líquida.

Procurada pelo sindicato, a gerência de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) da Petrobrás informou que, no dia seguinte, todos estavam trabalhando normalmente e que as informações obtidas nas entrevistas, que integram o protocolo usado pelos nutricionistas, estavam sendo cruzadas para tentarem encontrar um agente causador.

Para o NF, a recorrência de casos como esses na Bacia de Campos é consequência da precariedade dos serviços de hotelaria e da sua fiscalização.

“O sindicato recebe com frequência reclamações sobre qualidade da alimentação nas plataformas e tem denunciado aos órgãos de fiscalização para mudar este quadro”, afirma Marcos Breda, coordenador geral da entidade.