FUP e NF participam de ato em defesa da Petrobrás, da educação e da democracia, nesta terça em Brasília

Na tarde desta terça-feira, 11, a FUP e diretores do Sindipetro-NF  participam do Ato Público em Defesa da Democracia, da Educação e da Petrobrás, que será realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A atividade faz parte de uma série de mobilizações organizadas pelos movimentos sociais e sindicais em defesa da Petrobrás como principal indutora do desenvolvimento nacional.

A FUP e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) estão juntos na luta contra o Pls131, do senador José Serra (PSDB), que além de querer tirar da Petrobrás o papel de operadora única do pré-sal, também pode impedir que 75% dos royalies de petróleo e mais 50% do fundo social do pré-sal sejam destinados à educação.

Para a CNTE, ter como estratégia entregar o pré-sal às companhias internacionais reflete qual o modelo de educação a oposição, liderada pelo PSDB, pensa para o País: “Na época do Fernando Henrique Cardoso, também foi aprovado um Plano Nacional de Educação (PNE), mas que não saiu do papel porque não tinha financiamento. Agora, para que todas as metas sejam cumpridas, não se pode abrir mão dos royalties”, reforça a secretária de assuntos municipais da CNTE, Selene Michielin.

Além dos educadores e mulheres de todos os estados, que participam da 5ª Marcha das Margaridas na Capital Federal, o ato terá a participação de integrantes do Sindipetro-NF, UNE, MST, CUT, CNTE, UBES, CONTAG, FASUBRA, ANPPG , da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação e da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobrás.

Fonte: FUP com informações do CNTE