Ontem, 17 de agosto, às 17h, aconteceu na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro uma Audiência Publica proposta pela Deputada Estadual Zeidan (PT) sobre as demissões no setor naval e perspectivas para superação da crise.
Uma comissão de parlamentares de esquerda será criada pela deputada para apoiar junto ao governo federal os trabalhadores demitidos dos estaleiros e defender os empregos. O debate contou com a presença de representantes da FUP, José Maria Rangel, do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói, da Petrobras, do Governo do Estado, prefeito de Maricá, Washington Siqueira (Quaquá), e o presidente da CUT/RJ, Darby Igaiara.
O presidente da CUT RJ, Darby Igayara, classificou as demissões de mais duas mil pessoas, na última sexta feira pelo estaleiro Eisa, de desnecessárias e atribuiu o atual quadro à ganância dos empresários e a má gestão dos estaleiros, pois a Petrobras vem cumprindo com boa parte dos contratos. O coordenador da FUP, José Maria Rangel voltou a afirmar que quem roubou a Petrobrás tem que ser julgado e punido e que, mais perigoso hoje no Brasil para a empresa e seus trabalhadores, é o projeto do senador tucano José Serra que quer mexer na partilha do Pré Sal.
“Estamos vendo na mídia uma campanha que tem o objetivo de colocar em declínio uma grande empresa brasileira que é a Petrobrás. Eu como cidadã brasileira, como trabalhadora vejo esse debate como muito importate, sem perder de vista que estamos aqui sim. para defender a Petrobrás e seus trabalhadores” – afirmou a Deputada.
Assista aqui a audiência pública.