NF condena mudança em regra para emissões de PT em plataformas

Para economizar no pagamento de horas extras aos seus trabalhadores, a Petrobrás alterou de forma unilateral, recentemente, a exigência de um mínimo de seis meses em uma plataforma para que um operador possa liberar uma PT (Permissão de Trabalho), documento que autoriza a realização de uma tarefa.

A entidade recebeu relatos de trabalhadores sobre a ocorrência de trocas de operadores entre plataformas, em época de campanha de manutenção (UMS), para que a empresa não promova embarques extras dos operadores da própria unidade.

Operadores de outras unidades, portanto, estão sendo embarcados em plataformas em manutenção e imediatamente autorizados a emitirem permissões de trabalho.

Para o Sindipetro-NF, a mudança torna ainda mais precárias as condições de segurança nas plataformas. A entidade vai protocolar documento na companhia com pedido formal de explicações e com a exigência de que seja retomada a regra antiga.

“Isso precariza mais ainda a segurança na empresa que já tem matado e acidentado muitos trabalhadores”, denuncia o coordenador de comunicação do Sindipetro-NF, Tezeu Freitas.