NF orienta sobre direito ao auxílio almoço em casos de problemas com voos

Diretores do Sindipetro-NF acompanharam no final da manhã de hoje o caso de um retorno de voo ao aeroporto de Campos. Doze petroleiros e dois tripulantes estavam no voo 9337, da empresa Líder, que seguia para a plataforma P-25, na Bacia de Campos, e voltou ao solo após 20 minutos da decolagem, em razão de alarme no sistema automático de voo.

Depois de ouvir as explicações do piloto sobre o retorno para o aeroporto, os petroleiros foram liberados para o almoço. Os sindicalistas Sérgio Borges e Luiz Carlos Mendonça orientam os trabalhadores sobre os direitos da categoria em situações como essas.

“Em casos de liberação para almoço a empresa deve fazer o pagamento de um dia de auxílio almoço no contracheque do mês seguinte, diferentemente de quando ocorre perda de voo, onde a empresa deve ser responsável por todas as despesas de transporte, alimentação e hospedagem”, explica Borges.

O diretor do NF também lembra que cada empregado que passar por essa situação deve ficar atento ao seu contracheque para verificar se o pagamento foi efetuado. “Caso contrário, deverá cobrar da sua gerência e se ainda sim não for atendido entrar em contato com o Sindicato”, orienta.

O NF recebeu relatos de vários casos semelhantes na semana passada, inclusive de outra turma também da P-25. Por isso, a entidade adverte que a categoria deve ficar atenta ao direito.