Petrobrás não renova estágios e frustra estudantes

O Sindipetro-NF recebeu denúncia de que estágios na Petrobrás, na base de Imbetiba, não estão sendo renovados, diferentemente do que era costume ocorrer, contrariando a expectativa dos estagiários. A alegação é a de que a companhia passa por período de cortes nos gastos.

Para o sindicato, este é mais um reflexo do Plano de Negócios da empresa, que privilegia o mercado e os acionistas, e não a produção, a segurança e a responsabilidade com os empregos, os direitos e o desenvolvimento com justiça social.

De acordo com a denúncia recebida pela entidade, os estagiários foram contratados com a previsão de realização do tempo máximo de estágio, que é de um ano, mas por meio de dois contratos semestrais. No entanto, ao fim do primeiro semestre, a empresa não renovou o contrato.

Os estudantes relatam que muitos deixaram empregos fixos e se mudaram para Macaé, para se dedicarem ao estágio na companhia.

A entidade continua a estimular o envio de denúncias sobre cortes de efetivo e de investimentos por meio do e-mail [email protected].