Desperdício com sistemas, equipamentos e horas extras na P-25

Desperdícios que têm como origem erros gerenciais também fazem parte da realidade da P-25, na Bacia de Campos, de acordo com denúncia dos trabalhadores recebida pelo Sindipetro-NF. Como tem ocorrido em outras unidades e vem sendo divulgado pelo sindicato, a plataforma desperdiçou recursos com equipamentos não utilizados e com hora extra realizada sem necessidade por ocupantes de cargos de chefia.

Relato dos petroleiros dá conta de que um forno industrial, que seria usado para aquecimento da água industrial, nunca foi utilizado e, recentemente, foi cortado e transformado em sucata.

Na mesma unidade foi instalado um sistema (Plangás) que seria usado para tratar o gás vindo de um poço, mas o produto não foi levado à plataforma. O sistema vem sendo sucateado, com a retirada de spools e válvulas.

Outro equipamento comprado e que não foi utilizado foi o infravermelho, para o sistema de combate a incêndio, que seria usado para monitorar as bombas de transferência.

Farra da Hora-extra

A categoria também denuncia que geplats, coembs, coprods e comans (cargos de chefia) fizeram horas extras durante a parada de produção da P-25 no ano de 2015 sem qualquer necessidade de embarque extraordinário. Foi proibido o embarque de operadores, mas não de pessoal de chefia e de alguns petroleiros ligados aos prepostos da empresa.

O Sindipetro-NF mantém o seu chamado para que os trabalhadores enviem relatos sobre desperdícios causados por decisões gerenciais (para [email protected]). A entidade produz um levantamento que evidencia que não são os direitos dos trabalhadores que causam prejuízos à Petrobrás, mas sim a sequencia de erros dos gestores da companhia.