Ouvidoria da Petrobrás se satisfaz com versão da empresa sobre “pelegos”

A Ouvidoria da Petrobrás manifestou concordância com o embarque de “pelegos” (equipes de contingência) que tem ocorrido em plataformas da Bacia de Campos, mesmo sem que tenha sido iniciado um movimento de greve. Em resposta a um petroleiro que questionou as horas extras pagas às equipes, de acordo com relato recebido pelo Sindipetro-NF, a área da empresa responsável por ouvir as denúncias dos trabalhadores se mostrou satisfeita com a resposta “da área responsável” e não sinalizou outra providência a ser tomada.

“O embarque das equipes de contingência é ação de exceção, direcionada pelos objetivos estratégicos de manutenção da produção em níveis adequados para o abastecimento estratégico para o País . Considerando o objetivo específico da mobilização de efetivo, a permanência dos membros da equipe de contingência tem foco específico na preparação para operação da unidade, caso a força de trabalho decida pela paralisação da produção conforme indicativos apresentados para a Petrobras”, argumentou os prepostos da empresa à Ouvidoria, em resposta que foi repassada ao trabalhador.

O sindicato considera absurdo que a Ouvidoria considere satisfatória essa resposta e não tenha tomado outras providências. Para a entidade, a empresa desperdiça recursos e estimula a corrupção quando gasta milhões de reais com as equipes de contingência, formadas por “pelegos” embarcados sem fazer nada, que ficam nos camarotes apenas comendo e dormindo.

Denuncie

A entidade mantém o seu chamado para que os trabalhadores denunciem os casos de embarque de pelegos e de abusos no pagamentos de horas extras aos integrantes das chamadas equipes de contingência. As informações podem ser enviadas para [email protected].