Economista defende papel desenvolvimentista da Petrobrás

Artigo do economista José Augusto Gaspar Ruas, professor nas Faculdades de Campinas (Facamp) e analista do setor de petróleo e gás, publicado pelo site Diálogo Petroleiro — projeto em parceria entre o Brasil Debate e o Sindipetro-NF — defende que a Petrobrás não se renda a uma “retórica da eficiência” e à “repetição dos pretensos bons padrões de gestão internacional”.

O autor defende a política industrial, de utilização da produção de petróleo como promotora do desenvolvimento, embora admita que a companhia precise, para isso, superar problemas graves.

” Evidentemente, é preciso reconhecer que existem problemas na Petrobras e nas instituições forjadas ao longo da última década. Houve grave equívoco na condução na política de preços de derivados, responsável por parte significativa da deterioração financeira da empresa. Certamente há inúmeros problemas a serem resolvidos nos controles internos da empresa, protegendo-a de funcionários corruptos”, afirma.

Confira aqui a íntegra do artigo.