Movimento sindical não aceita decisão da Transpetro sobre trabalhadores do Tecab

O Sindipetro-NF participou de uma reunião ontem, 14, na sede da Transpetro no Rio. Durante a reunião, a empresa expôs o resultado do Grupo de Trabalho sobre a incorporação do ativo TECAB e o tratamento proposto aos trabalhadores. Essa reunião é fruto do movimento de greve de 20 dias da categoria, que forçou a empresa a estabelecer negociações com o sindicato, para incorporar esses trabalhadores.

A Transpetro informou que possui um parecer jurídico, afirmando que é melhor para a empresa ceder os trabalhadores à Petrobrás, do que permitir sua incorporação. Descriminando uma série de vantagens para a categoria por meio da cessão.

Para os representantes da categoria é muito melhor que os trabalhadores sejam incorporados. Eles criticaram  o fato da categoria não ter sido ouvida durante o processo de funcionamento do GT, onde muitos problemas poderiam ter sido expostos e construído o processo de incorporação.

O movimento sindical chegou a solicitar acesso ao conteúdo do parecer jurídico e seus parâmetros para chegar a conclusão, mas a empresa negou.

Para o diretor do Sindipetro-NF, Cláudio Nunes, a Transpetro demonstrou não ter conhecimento da realidade e do cotidiano no terminal e tembém não ter interesse em solucionar esses problemas.

Foi destacado pelo Sindipetro-NF que os problemas de ambiência do TECAB têm ligação direta com as coordenações e gerências. Ocupadas há mais de uma década pelas mesmas pessoas. Também foi afirmado que a política da empresa é culpar os trabalhadores pela má ambiência, ao invés de focar nos gestores e substituí-los.

O movimento sindical não aceita a decisão da Transpetro como definitiva e buscará novos caminhos no sentido de garantir a incorporação dos seus trabalhadores.

Estiveram presentes na reunião o Coordenador da FUP, José Maria Rangel, Coordenador do Sindipetro-NF, Marcos Breda, os diretores Claudio Nunes e Tezeu Bezerra, diretor Sindipetro Caxias, Felipe Pontes, Assessoria Jurídica e do Dieese , além de dois trabalhadores da base do TECAB.