Sindipetro NF participa de reunião da bancada dos trabalhadores da CEBz-RJ

O diretor do Sindipetro-NF, Cláudio Nunes, participou nesta segunda, 11, da reunião da bancada dos trabalhadores da CEBz-RJ – Comissão Estadual do Benzeno, onde é coordenador desde 2014. Além do NF, estiveram presentes os diretores e membros de CIPA das bases dos sindicatos Sindipetro-RJ, Sindipetro Caxias, Sindiquimica Caxias e Sinpospetro-RJ (Sindicato dos Postos de Gasolina).

A vice presidente do Sinpospetro-RJ repassou informes da subcomissão nacional dos postos de gasolina, sobre a nova norma do Inmetro a respeito das mudanças das bombas dos postos e as expectativas futuras.

Ainda durante a reunião os representantes deram os informes a respeito dos GTBs – Grupo de Trabalho do Benzeno, além de propor alguns encaminhamentos para o coordenador da bancada. Foi dado histórico de 2014 a 2016 da CEBz e os problemas que tem enfrentado para que funcione corretamente.

Os represaentantes presentes ao encontro deliberaram pelo envio de um outro ofício para o novo superintendente de SRTE-RJ (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) solicitando uma reunião para tratar o retorno das reuniões da CEBz e orientações de ações políticas em frente a SRTE-RJ. Os detalhes serão enviados aos sindicatos para avaliação e deliberação.

Para o diretor do Sindipetro-NF, a reunião serviu para renovar as esperanças. “A Comissão Estadual de Benzeno do Estado do Rio de Janeiro não é um fórum máximo de deliberações, mas é um fórum importante para sanar atritos entre governo, patrão e trabalhadores. Muitos avanços tivemos a nível nacional e estadual, quando este ultimo estava funcionando. Por uma questão de disputa de poder dentro do SRTE-RJ, emperraram os trabalhos da estadual, e hoje mais de dezenas de milhares de trabalhadores estão sem acompanhamento, em relação exposição deste veneno, que é o Bezeno. Mas após esta reunião que ocorreu no dia 11, e as deliberações que foram decididas, uma luz nesta escuridão de incertezas se abriu. Benzeno não é flor que se cheire!” – finalizou, Claudio Nunes.