FUP toma posse no Conselhão nesta quinta e defenderá propostas para retomada dos investimentos do setor petróleo

Imprensa do FUP – O coordenador geral da FUP, José Maria Rangel, tomará posse nesta quinta-feira, dia 28, no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). O Conselhão, como é mais conhecido, voltará a se reunir após uma lacuna de18 meses e será um importante espaço de interlocução com o governo e com os setores produtivos do país, onde os petroleiros terão a oportunidade de apresentar as propostas da categoria para a indústria petrolífera.

Criado em maio de 2003, no primeiro ano do governo Lula, o Conselhão já se reuniu 41 vezes e funciona como órgão consultivo do governo federal, com participação de 90 representantes da sociedade civil, como trabalhadores, movimentos sociais, empresários, organizações não governamentais e ministros de Estado. A reunião desta quinta será coordenada pelo Ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, e contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

Os novos conselheiros serão empossados e discutirão a pauta do dia, cujo tema “Caminhos para o Desenvolvimento Brasileiro” será uma excelente oportunidade para debater propostas que façam o país voltar a crescer e a gerar emprego e renda para o povo brasileiro. A retomada dos investimentos do setor petróleo é uma delas, como vêm defendendo os petroleiros.

A greve de novembro credenciou a FUP para participar deste importante fórum que é o Conselhão e apontou para a sociedade que cortar investimentos da Petrobrás e vender ativos estratégicos estão na contramão do desenvolvimento e da soberania, já que a estatal é a principal indutora da economia nacional.

Além do coordenador da FUP, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social contará com a participação do presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, entre vários outros sindicalistas e representantes dos movimentos sociais.