Mais de 60 mil pessoas participam de Ato no Rio contra o golpe

Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Ricardo Stuckert/Instituto Lula

De acordo com dados divulgados pelos organizadores, mais de 60 mil pessoas lotaram a Lapa, no Rio de Janeiro, para ouvir o ex-presidente Lula durante ato da “Cultura a Favor da Democracia”, na noite de segunda-feira, 11.

Para o Coordenador do Sindipetro-NF, Marcos Breda, “foi uma grande demonstração de força dos movimentos sociais, sindicais e culturais contra o golpe. O que mais chama atenção nessa disputa que estamos travando é a diversidade das forças que defendem a democracia que agora soma movimentos indígenas, negro, GLBT, sem terra, políticos, artistas, intelectuais, jurídicos, feministas, etc. Estamos no lado da diversidade, estamos no lado que é verdadeiramente a cara do Brasil e isso ficou muito claro ontem na Lapa”.

Além de Lula, também participaram da atividade  contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, o compositor Chico Buarque, o humorista Gregório Duvivier, o músico Tico santa Cruz, a sambista Beth Carvalho, a atriz Leticia Sabatella, o teólogo Leonardo Boff entre outros.

O ato teve início às 18h na Fundição Progresso na Lapa, onde cerca de cinco mil pessoas estiveram presentes, incluindo diretores do Sindipetro-NF e militantes da região Norte Fluminense. Por volta das 20h, o ato passou para um palco posicionado próximo aos Arcos da Lapa.

A diretora do Sindipetro-NF que também é artista ficou emocionada com o ato. “Considero um momento histórico onde os artistas  em nome da cultura levantavam a bandeira da democracia e gritavam, não vai ter golpe.  A arte nesses últimos quatorze anos foi brindada com Pontos de Cultura, o Mais Cultura, a realização das Conferências , o fortalecimento do Sistema Nacional que permite criação dos Planos nas três esferas.  É uma mistura de cultura, arte e  politica que fizeram os artistas se organizarem e ir para as ruas”.

Cerca de 300 artistas e intelectuais assinaram manifesto contra o impeachment da presidenta Dilma.