NF apoia luta de estudantes nas ocupações em Campos e Macaé

Estudantes do Rio de Janeiro mantêm ocupadas cerca de 40 escolas em todo o estado. No Norte Fluminense, cinco escolas estão ocupadas pelos alunos: João Barcelos Martins, José do Patrocínio e Liceu de Humanidades, em Campos, e Mathias Neto e Luiz Reid, em Macaé. O Sindipetro-NF apoia o movimento e diretores da entidade têm mantido contatos com os líderes dos protestos nos dois municípios.

Os estudantes apoiam a greve dos professores da rede estadual, iniciada em 2 de março. Eles reivindicam melhorias na infraestrutura e na segurança das escolas, além do atendimento às reivindicações dos profissionais da educação.

A diretora do Sindipetro-NF, Conceição de Maria, acompanha o movimento dos alunos das escolas de Macaé. Como tem ocorrido em outras instituições ocupadas, os estudantes se organizam para manter uma programação cultural e dividem as tarefas de limpeza, cozinha e segurança.

“Os alunos dão aula de cidadania, pois se organizam sozinhos, discutindo o futuro. A luta deles emociona, dá esperança”, afirma.

De acordo com ela, os estudantes encontram dificuldades para conseguir profissionais para as aulas durante a ocupação. Também pedem apoio da sociedade com doações de alimentos e materiais de limpeza.

Em Campos, um dos diretores do sindicato que acompanham o movimento é Sérgio Borges. Segundo ele, a experiência tem sido muito rica para os alunos, que estão conseguindo manter uma programação com aulões, atividades culturais e desenvolvimento de tarefas de conservação das escolas.

“Eles têm cuidados, por exemplo, em preservar a escola, cuidam da biblioteca e das áreas comuns, mostram muito zelo. É um movimento muito bonito que está contando com o apoio de vários sindicatos, dos professores e de estudantes universitários. Uma grande escola política e de formação de lideranças”, afirma Borges.

Em Campos e em Macaé, o Sindipetro-NF está fazendo doações de alimentos e materiais de limpeza aos estudantes das escolas ocupadas. A entidade também disponibiliza equipamentos de som para reuniões e assembleias, entre outras formas de apoio.