Sedes do sindicato passam a receber doações para escolas ocupadas

O Sindipetro-NF começou hoje a disponibilizar as suas sedes, em Campos dos Goytacazes e em Macaé, para receber doações de alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal para as escolas estaduais da região ocupadas pelos estudantes em luta por melhorias na estrutura das unidades escolares e em apoio à greve dos professores.

O próprio sindicato fez doações em escolas e presta apoio político e com estrutura aos estudantes em protesto. Em todo o estado do Rio, o levantamento mais recente do movimento mostra que há 71 escolas ocupadas. Destas, cinco são em Campos, duas em Macaé e uma em Rio das Ostras. Na região dos lagos, também há ocupações em Cabo Frio, Araruama e Arraial do Cabo.

Além de pontos de manifestação, as ocupações se tornaram locais de formação política e de ensino e aprendizagem. São programadas atividades culturais, com professores, palestrantes e debatedores voluntários, e estabelecidas rotinas de conservação da escola, segurança, atendimento à comunidade e organização.

De acordo com a diretora do Sindipetro-NF, Conceição de Maria Rosa, a entidade tem como objetivo, com as doações nas sedes, envolver a sociedade dos municípios da região no debate sobre as ocupações.

Campos dos Goytacazes

Faetec – ETE João Barcelos Martins