Lembrada hoje, Revolução dos Cravos ensina sobre momento brasileiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Portugal e os corações revolucionários do mundo celebram hoje os 42 anos da Revolução de 25 de Abril, mais conhecida como Revolução dos Cravos. O movimento iniciou, em 1974, o processo de deposição do regime ditatorial do Estado Novo naquele país, que vigia desde 1933, e levou à promulgação de uma Constituição democrática.

Assessor jurídico do Sindipetro-NF, o advogado Normando Rodrigues vê semelhanças entre a revolução, empreendida por soldados portugueses contra a tirania, e o momento brasileiro atual.

“Tal como o Neoliberalismo, e a plataforma do governo Temer, a “Ponte para o Futuro” que é um  túnel para o passado, o Estado Novo português se caracterizava pelo governo para as elites”, explica Normando.

Ele também destaca que a Revolução dos Cravos é um exemplo do quanto é preciso “ultrapassar os limites estreitos da institucionalidade, sempre viciados, como demonstra o golpe “branco” brasileiro, por meio da mobilização popular”.

O filme “Capitães de Abril” (Port/Ita/Fra, 2000) conta a história da Revolução dos Cravos, que também serviu de inspiração para a letra da canção “Tanto mar“, de Chico Buarque.