Atos pelo Dia do Trabalhador hoje em Campos e Rio das Ostras

Neste Dia do Trabalhador, o Sindipetro-NF e demais entidades reunidas pela Frente Brasil Popular na região realizam atos públicos em Campos dos Goytacazes e Rio das Ostras. Em Campos, o ato começou por volta das 10h e segue até às 15h, com shows de Maria Fernanda, Waguinho e Bateria dos Psicodélicos, além de intervenções políticas.

Os protestos na região integram as manifestações nacionais contra o golpe, pela democracia e pela preservação de direitos trabalhistas e sociais. De acordo com o diretor do Sindipetro-NF e da CUT-RJ, Sérgio Borges, um dos articuladores do ato em Campos, o dia é de reflexão em relação às ameaças aos trabalhadores, presentes na chamada “Ponte para o Futuro” – plataforma política do vice-presidente Michel Temer – e em 55 projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional. “Precisamos nos organizar para muita luta que está por vir. E precisamos fazer isso também na região, para criar mais a cultura de participação popular na política”, disse.

O coordenador geral da FUP, José Maria Rangel, que também é diretor do Sindipetro-NF, destacou a necessidade destes atos em um momento crítico da vida brasileira. “Todas as conquistas dos trabalhadores nos últimos 13 anos estão sob o risco de serem perdidas, mas o próprio significado do Dia do Trabalhador, que remete a lutas históricas pela redução da jornada, mostram que lutar sempre vale a pena”, afirmou.

Outro diretor do Sindipetro-NF, Luiz Carlos Mendonça, reconhecido pela sua atuação na articulação de diferentes frentes dos movimentos sociais na região, lembrou uma das características do ato na praça do IPS, fora da região central da cidade. “Fizemos uma atividade de exibição de cinema em Guarus e agora estamos aqui na praça do IPS. Precisamos descentralizar e ocupar as praças com debate político e cultura”, defendeu.

O ato do IPS contou com barraca do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação) e exposição de produtos da Fábrica Soberana, alambique da localidade de Santa Maria de Campos, que está entre as iniciativas divulgadas na região pelo MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores). Professores coletam entre os manifestantes assinaturas em abaixo-assinado em defesa da Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense), que enfrenta o risco de ser fechada. Militantes UNE e do MST também participam do ato em Campos.

Outros atos na região

O ato previsto para hoje, em Rio das Ostras, começa às 16h e também vai contar com atrações culturais e debate político. Ontem, foi realizado o ato de Macaé, na Praça Veríssimo de Melo.

[Cantora Maria Fernanda, com repertório da Música Popular Brasileira, é uma das atrações culturais do Ato do Dia do Trabalhador em Campos – Foto: Vitor Menezes]