A Halliburton anunciou ontem, por meio de nota aos empregados, que cancelou a compra da Baker Hughes. De acordo com a empresa, a razão é a “instabilidade do mercado e imprevisibilidade de retorno do investimento da aquisição”, informa o diretor do Sindipetro-NF, João Paulo de Souza, que atua no Departamento dos Trabalhadores do Setor Privado.
A compra foi anunciada em novembro de 2014 pelo valor de 35 bilhões, e o cancelamento custará à Halliburton o pagamento de multa de 3,5 bilhões aos cofres da Baker Hughes.
Para o Sindipetro-NF, a fusão entre as duas empresas causaria prejuízos aos trabalhadores, já que a filosofia destas junções é sempre a de cortar vagas de emprego, como explica o também diretor do NF, Leonardo Ferreira.
“Nossa visão é de que essa fusão seria altamente lesiva aos trabalhadores, uma vez que os já escassos postos de trabalho poderiam diminuir ainda mais. Essa fusão seria ruim também por conta do monopólio privado do mercado de petróleo”, afirma Ferreira.
O Sindipetro-NF manterá contato com os trabalhadores nas próximas semanas, para discussão da data base, e o tema do cancelamento da fusão também será abordado.
[Apresentador da rede americana ABC anuncia compra da Baker pela Halliburton, em 2016, que agora tem processo cancelado – Reprodução]