Movimento amplia atuação na região em defesa do pequeno agricultor

O MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) está ampliando a sua atuação na região, reforçando os contatos no campo para promover a produção de menor escala, que tem mais qualidade e garante renda mais diretamente ao trabalhador. A entidade foi uma das presentes ao evento do Dia do Trabalhador, realizado pelo Sindipetro-NF e demais entidades da Frente Brasil Popular em Campos dos Goytacazes, ontem, na Praça do IPS.

De acordo com o militante do MPA em Campos, Roblebo Mendes, que é educador do campo, o movimento articula pequenos agricultores para promover o chamado projeto Alimergia, que busca garantir as soberanias alimentar, energética e ambiental.

No evento de Primeiro de Maio, o movimento fez exposição de cachaças e doces artesanais da Fábrica Soberana, do Distrito de Santa Maria de Campos, que atua com cuidados defendidos pelo MPA, como a utilização de cana-de-açúcar colhida manualmente, sem queimadas.

“Trouxemos esses produtos como exemplo do tipo relação que defendemos entre o campo e a cidade. Enquanto o agronegócio pensa na exportação e na exploração do trabalhador, os pequenos agricultores são os que realmente garantem o alimento do brasileiro. Mesmo assim, enfrentam dificuldades de comercialização e padronização”, explica Mendes.

De acordo com o “Plano Camponês”, que promove a “aliança camponesa e operária por soberania alimentar”, o movimento luta “para cuidar da biodiversidade, das sementes, mudas, raças animais, da vida do solo, da água, dos minérios, das fontes de energia, e dos alimentos como patrimônio dos povos a serviço da humanidade”.

[Roblebo Mendes, educador do campo, que participou do evento Primeiro de Maio para divulgar o MPA – Foto: Vitor Menezes]