Golpistas agridem mulheres que participam de Conferência Nacional

Terminou há poucos instantes em Brasília a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. A diretora do Sindipetro-NF, Conceição de Maria, que participou da atividade relata que há um clima de muita indignação entre as mulheres, principalmente pelo fato da pasta de Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos ir para dentro do Ministério da Justiça. “Todo movimento social vai perder muito com isso. Além de não ter prioridade, não vamos ter orçamento” – comenta Conceição.

Ela conta que o clima está tenso. “Algumas companheiras estão acorrentadas desde cedo nas grades do Palácio do Planalto e agora que acabou a Conferência, grande parte das participantes estão a caminho do Palácio também para formar um cordão de proteção para essas mulheres” – disse.

Conceição também relatou os momentos de tensão vividos na noite de ontem durante a marcha em direção ao Senado. “Vínhamos numa marcha organizadíssima até chegarmos numa barreira policial e começarmos a ser revistadas. Nesse momento aconteceu uma dispersão”. Ela disse que a marcha foi retomada e quando chegaram na frente da polícia, foram agredidos e atingidas com spray de pimenta. Muita gente vomitou e passou mal, segundo a diretora pessoas cortaram os pés e teve gente que quebrou a perna.

A diretora do Sindipetro-NF foi atingida e por sofrer de problemas respiratórios sua glote começou a fechar. Só conseguiu se recompor depois de beber muita água. “Nunca pensei em presenciar uma atrocidade dessas, mas mesmo assim vamos lutar e manter a esperança” – disse Conceição.