A segurança previdenciária do Plano Petros 2

Da Imprensa da FUP

Fábio Costa Balsells, 32 anos, como todo jovem saudável, tinha uma vida inteira pela frente e planejava construir uma carreira sólida na Petrobrás, desde que ingressou na empresa, no dia primeiro de junho de 2005. Atuava como administrador júnior no Edisp, o edifício sede da Petrobrás em São Paulo, e, tragicamente, foi uma das vítimas fatais do acidente aéreo, ocorrido no último dia 17, em Congonhas. Mesmo jovem, saudável e sem filhos, Fábio não titubeou quando teve a possibilidade de ingressar no plano de previdência complementar conquistado pela categoria. Foi um dos primeiros a aderir ao Plano Petros 2: se inscreveu no dia 05 de julho e jamais poderia imaginar que duas semanas depois perderia a vida de forma tão brusca.

Mesmo sem ter efetuado qualquer contribuição para o plano, Fábio garantiu à sua família uma renda vitalícia equivalente a 90% de sua média salarial bruta. Se ele fosse participante do Plano Petros, a viúva teria direito somente a 60% dessa média salarial. Esse é um dos principais benefícios do Plano Petros 2, garantido pela FUP no processo de negociação com a Petrobrás. Nenhum plano de mercado tem esse perfil.

Há petroleiros, no entanto, que ainda não perceberam o real significado da garantia previdenciária. Além de situações extremas, como o trágico acidente que tirou a vida de Fábio, corremos diariamente riscos por trabalharmos em uma indústria inerentemente periculosa, expostos a acidentes e doenças ocupacionais. Ainda assim, muitos petroleiros pensam que um plano de previdência complementar é apenas um investimento para o futuro, uma complementação que irá assegurar uma aposentadoria mais rentável.

O Plano Petros 2, por ser um plano misto, tem todas as condições de garantir uma complementação satisfatória da aposentadoria, de acordo com o planejamento de cada trabalhador. Mas, tão importante quanto a segurança de um futuro financeiramente tranqüilo, é poder contar no presente com as garantias previdenciárias do plano, principalmente os benefícios de risco – em caso de morte, invalidez, doenças e reclusão – todos com renda vitalícia.

Além da segurança previdenciária do plano, os trabalhadores que ingressaram na Petrobrás a partir de agosto de 2002 irão também receber na íntegra o serviço passado. A empresa só garantirá esse benefício para quem se inscrever no Plano Petros 2 até o dia 29 de agosto. Não abra mão dessa conquista. O Plano Petros 2 é fruto de uma luta histórica da FUP para garantir o acesso de todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás a um plano de previdência complementar atual, seguro, dinâmico e essencialmente previdenciário. Garanta já o serviço passado na íntegra e todas as demais seguranças do Plano Petros 2: benefícios programados, benefício mínimo, benefícios de risco, renda vitalícia, contribuição variável, isenção de imposto de renda, entre outras conquistas.