Abertas as inscrições para a Conferência Expressões Culturais Negras e Formação da Identidade Brasileira

Estão abertas até o dia 30 de outubro as inscrições para a Conferência Expressões Culturais Negras e Formação da Identidade Brasileira que acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro na UERJ. O objetivo é aprofundar, a partir de dados científicos, as expressões culturais negras e o papel que as mesmas ocupam na formação da identidade brasileira.

Segundo os organizadores, a Conferência pretende também trazer à memória, conjunturas sociais e políticas autoritárias enfrentadas pela população negra durante séculos, pelo direito de exercitarem suas expressões artísticas, religiosas e políticas. Pontuar através dos temas em debate o quanto fundamental foi a luta hegemônica de homens e de mulheres negras . Uma luta não fragmentada, iniciada nos primórdios da escravização pelo direito a um patrimônio, bem como aprofundar temas conjunturais relacionados a nova ordem econômica e política que nos impõem novas reflexões a respeito das nossas estratégias organizativas.

A Federação Única dos Petroleiros é apoiadora do evento.

Programação resumida

Dia 07 de Novembro.

9h30 – Conferência: Juventude, Mídia, Arte e Cultura A Potência da Periferia subvertendo a Exclusão: Social , Racial e Econômica.

11h30 – Conferência: Fragmentos da Memória para a Construção Identitária no conto “Encontro de acaso”, de Luandino Vieira, e no poema “Para todos os dias”, de Ana Cruz.

14h – Na Fogueira do Dogmatismo Político Religioso: Cura Gay, atentados sistemáticos à população LGBT. A Guerra que visa extinguir às Religiões de Matrizes Africanas: Estratégias Políticas Nacional e Internacional de mobilização e o papel desempenhado pelas as Instituições de Direitos Humanos. *Mulheres Negras ,Mulheres,Juventude e População

LGBT:Pensando um Brasil com respeito as diferenças com Equidade de Gênero e de Raça

16h – Conferência: Lima Barreto e sua escrita em dois tempos – Início do Séc. XX e Releituras no Séc. XXI

Conferência: Machado de Assis e Lima Barreto, Críticos da Mídia.

17h30 – Dialogando com a Professora Diva Guimarães sobre: O Papel da Educação e do Educador na Construção de uma Cultura com Respeito as Diferenças com Equidade de Gênero e de Raça.

Dia 8 de Novembro

9h – Conferência: Preconceito, Intolerância,Racismo em Educação.

11h – Diálogo com a Professora Diva Guimarães sobre: 14h – Conferência: A Pilhagem do Brasil na Esteira do Golpeachment

16h30 Conferência: Precarização dos Serviços Públicos: Desmonte da Saúde e da Educação e Cultura

18h – Conferência: Arte e Direitos Humanos.

20 horas – Encerramento.

Entrega dos Certificados

Investimento: R$ 200,00

Isenção: estudantes do ensino médio e fundamental.
Alunos e alunas de graduação: R$ 80,00.

O pagamento poderá ser feito no
Banco Santander
Agência – 3462 – C/C 01087567-9
Depósito identificado