Aberto o 5o Congresso dos Petroleiros do Norte Fluminense

A abertura do 5o. CongreNF contou com a participação do Coordenador da FUP, José Antônio de Moraes; do vicepresidente da CUT-RJ, Darby Igayara; o vereador PT-Macaé, Danilo Funke e o Coordenador do Sindipetro-NF, José Maria Rangel. Todas as exposições citaram o momento de luta dos petroleiros contra a criação da CPI da Petrobrás, a construção da nova lei do petróleo e das próximas eleições majoritárias.

O primeiro a falar foi o coordenador da FUP, MOraes, que alertou a todos a respeito do pano de fundo da criação da CPI da Petrobrás. Para ele, a verdadeira intenção dos representantes do PSDB ao propor essa CPI é o pré-sal que coloca em jogo os próximos mandatos presidenciais e não somente 2010.

Darby Ygaiara, afirmou que o setor petroleiro é de grande importância para a CUT. “No cenário atual a Petrobrás tem impulsionado o PAC, por isso a intenção do PSDB em criar a CPI para atrapalhar o andamento do Programa e a atuação do governo” afirmou.

“A finalidade ao criar essa CPI é enfraquecer o papel da principal empresa do país. Temos que mostrar a verdadeira intenção do PSDB é caminhar para a privatização da Petrobrás” – disse o vereador Danilo Funke, que colocou seu mandato a disposição da categoria para que a sociedade e os trabalhadores avancem.

O último a falar foi o coordenador do Sindipetro-NF, que saudou e agardeceu a presença de todos na mesa. “A criação da CPI tem como objetivo paralisar a empresa que é responsável por quase 80% do PAC. Temos que ir para a Rua denunciar que quem quer essa CPI foi responsável pelo acidente com a P-36, o da Baía de Guanabara e tinham a intenção de privatizar a Companhia” – falou José Maria. Que fechou seu discurso lembrando da necessidade da categoria assumir para sí a luta por mais segurança na Companhia. “Tivemos agora uma vitória histórica que foi a eleição das Cipas por plataforma, é nossa obrigação ocupar esse espaço que é nosso” – concluiu.

– Votação do regimento

Ao final do ato político foi formada a mesa de votação do regimento interno que terminou às 20h15min. Em seguida todos participaram de uma confraternização na delegacia de Campos.