A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) está realizando, hoje, no Aeroporto de Macaé, ação do Projeto Covid Longa, que tem apoio do Sindipetro-NF e de diversas outras instituições e governos. Estão sendo disponibilizados atendimentos médicos e coletas de sangue e urina para verificar as condições de saúde dos trabalhadores.
O Projeto está reunindo voluntários para mapear os efeitos de longo prazo da Covid-19 entre os petroleiros e petroleiras. O sindicato tem mobilizado a categoria a participar do projeto, tanto por meio de abordagens nos aeroportos quanto por contatos diretos por whatsapp.
Os pesquisadores precisam coletar amostras de sangue e urina para identificar comorbidades relacionadas à condição pós-covid-19 bem como os impactos da doença em trabalhadores offshore.
O coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, e a pesquisadora da Fiocruz, Ana Paula, gravaram vídeo no aeroporto para estimular a participação da categoria petroleira. Confira:
O projeto Covid Longa é realizado com o financiamento do MPT-RJ, por meio de destinações de recursos de multas. O estudo possibilita aquisição de conhecimento sobre a extensão e gravidade da condição de saúde pós-Covid 19 em trabalhadores offshore com o objetivo de subsidiar políticas públicas em vigilância em saúde, voltadas ao monitoramento e a assistência destes trabalhadores.
[Foto e vídeo: Luciana Fonseca / Imprensa do NF]