Acidente com moitão evidencia problemas com guindastes na P-18

O Sindipetro-NF foi informado pelos trabalhadores que, no último dia 15, um acidente com um guindaste na P-18, na Bacia de Campos, provocou danos materiais na unidade. Houve queda do moitão (bola), por volta das 11h25, quando o equipamento era acomodado em seu berço. Nenhum trabalhador se feriu.
O acidente, no entanto, foi de alta gravidade. Ficaram danificados o guincho de âncora, alguns tambores de lixo e o dispositivo de acionamento em uma unidade de ventilação. Partes do moitão caíram sobre a rota de fuga.
De acordo com informações dos trabalhadores, a queda do moitão foi provocada pelo rompimento de um cabo, durante operação de liberação de mangotes para suprimento de diesel da unidade.
Em agosto, aconteceu problema semelhante. Segundo informações obtidas pelo sindicato, os guindastes da unidade são obsoletos e tem grande histórico de pendências. No dia seguinte ao acidente, uma comissão formada pela Petrobrás embarcou para investigar as causas da queda do moitão.

Falta de treinamento

Uma das questões levantadas pelos trabalhadores diz respeito à falta de treinamento para operação com o guindaste. O equipamento envolvido no acidente estava sendo operado pela primeira vez pelo operador designado pela chefia para a tarefa.
Para o Sindipetro-NF, toda operação segura requer o treinamento necessário para sua execução, sendo a empresa responsável pelas consequências da decisão de autorizar a operação sem o treinamento adequado.