Acidente em P-19 é consequência da política de sucateamento da Petrobrás

Na terça, 28, os trabalhadores que desembarcaram por Campos relataram ao Sindipetro-NF a existência de um conteiner no mar, próximo à P-19. Imediatamente o sindicato questionou o SMS-BC que informou ter ocorrido um acidente na noite de segunda, 27, em P-19.

Um guindaste utilizado para movimentação de carga travou quando suspendia um contêiner para teste, após uma operação de manutenção. Ainda segundo a empresa, esse guindaste encontra-se travado e o contêiner com materiais recicláveis, está içado em uma área segura. Uma equipe de manutenção a bordo está trabalhando para solucionar o problema ainda hoje.

O NF teve conhecimento que uma equipe da Marinha esteve embarcada ontem na P-19, localizada no Campo de Marlim, para avaliar pendências de uma auditoria passada, e por consequência viu o ocorrido. Mesmo assim o Sindicato encaminhará denúncia à Marinha e à ANP.

No Nascente 983 de 16 de março a diretoria do Sindipetro-NF já havia denunciado que os casos de acidente na Petrobrás têm crescido neste ano. Passavam de 20 o número de notícias relacionadas à problemas com a segurança no trabalho ou a acidentes na Bacia de Campos, apenas no site do Sindipetro-NF, desde 1º de janeiro.

Na visão da diretoria esses casos estão ligados ao novo ciclo neoliberal instalado com o governo Temer, que implantou a política de baixo efetivo e sucateamento na empresa com impacto direto na segurança dos trabalhadores. “Principalmente porque com a redução do efetivo muitas manutenções e inspeções deixaram de ser feitas e com isso os equipamentos começam a apresentar problemas ou até mesmo deixam de funcionar” – explica o diretor Sérgio Borges.

O Sindipetro-NF orienta os trabalhadores a bordo a convocar uma Cipa Extraordínária para avaliar o problema e caso a gestão assedia para que essa reunião não aconteça que isso seja denunciado ao sindicato.