Empresa mata mais um trabalhador, tenta acobertar falhas na política de SMS e impede a FUP de entrar na Plataforma
Este foi o primeiro acidente fatal de 2009, mas, infelizmente pode não ser o único. No decorrer dos últimos anos, a política de (in) segurança Petrobrás tem assassinado, em média, mais de um trabalhador por mês, prova contundente de que a política de SMS – elaborada no período do tucanato – está falida e necessita ser urgentemente alterada.
Na segunda-feira, um dia após o acidente, o diretor de Saúde da FUP, Simão Zanardi, denunciou em matéria ao jornal O Estado de S.Paulo (para ler a matéria acesse o endereço http://www.estadao.com.br/economia/not_eco302838,0.htm) que o acidente na Plataforma “já estava mais do que anunciado”, pois a P34 há um ano vive em manutenção permanente. O Sindipetro-ES já havia e encaminhado ofício à Petrobrás alertando para a necessidade de a plataforma ser encostada em um estaleiro para a manutenção. Mas o lucro falou mais alto, novamente.
Sentença de morte
Segundo o diretor Simão, não houve falha na válvula, como a empresa anunciou, “houve erro na APR [Análise Preliminar de Risco], que orientou o caldeireiro a fazer o serviço na linha pressurizada. O trabalhador morreu esmagado, com afundamento de crânio, pulmão e fraturas múltiplas”.
Após essa tragédia, a atitude da Petrobrás e do diretor de EP foi sonegar informações à sociedade e impedir que Simão Zanardi entrasse na Plataforma, em completo desrespeito à representação sindical.
Criminalização
Enquanto gerentes e diretores da Petrobrás não forem processados criminalmente pouca coisa mudará na política de segurança da empresa, porque para esses senhores da morte, o lucro é mais importante do que a vida. A FUP está estudando quais medidas podem ser tomadas para acionar judicialmente os responsáveis pelos acidentes.
Não dá mais para se esconderem atrás de argumentos de que contratam o serviço e a gata terceirizada é a responsável pelo treinamento dos trabalhadores e pela prevenção de acidentes. Diretor de EP, você consegue dormir tranquilo sabendo que foi alertado para os riscos que a Plataforma corria? Se sua ética fosse tão grande quanto a ganancia para dar lucro para a Petrobrás, você teria tomado atitudes preventivas, não tendo tomado, teria aberto todas as informações para a sociedade e permitido que dirigentes da FUP acompanhassem o processo de investigação.
Mentiras, arrogância, má-fé e irresponsabilidade são ingredientes certos para o caldeirão de morte que se tornaram os locais de trabalho da Petrobrás.
Sindipetro-SP faz ato em terminal
O Sindipetro Unificado-SP realizou na terça-feira ato, com atraso na entrada, em frente ao Terminal de São Caetano do Sul da Transpetro, em protesto contra o acidente ocorrido na P34.
O clima entre os trabalhadores era de revolta contra a empresa e solidarieJdade à família do companheiro morto.
Manobra da Petrobrás inviabiliza pagamento do adiantamento da PLR
Após diversas cobranças da direção da FUP, a gerência de RH da Petrobrás finalmente realizou na quarta-feira, dia 7, reunião para definir o pagamento do adiantamento da PLR 2008. Representantes da Petrobrás Transporte e Petroquisa também participaram da reunião.
Em desrespeito aos trabalhadores, os representantes da empresa informaram que não irá ocorrer o adiantamento da PLR 2008, devido às dificuldades que a Petrobrás e suas subsidiárias frente à crise financeira mundial.
Em 19 de dezembro do ano passado, a Petrobrás comunicou ao mercado que foram provisionados R$ 7,019 bilhões para pagar o adiantamento dos dividendos aos acionistas, sob a forma juros sobre capital próprio, e que a data de pagamento desses dividendos seria definida em sua Assembléia Geral Ordinária, que seria realizada somente no dia 08/04/09.
Com este artifício, a empresa inviabilizou o pagamento do adiantamento da PLR 2008, pois, de acordo com resolução do Departamento das Estatais (DEST), o pagamento de PLR aos trabalhadores das empresas estatais só pode ser feito após o pagamento dos dividendos dos acionistas.
Além disso, a empresa descumpre uma prática já conquistada pela categoria, que é o pagamento da antecipação da PLR no mês de janeiro.
Conselho Deliberativo se reúne dia 16, em ES
A direção da FUP convocou o Conselho Deliberativo para uma reunião na próxima sexta-feira, dia 16 de janeiro, no Espírito Santo.
O objetivo é definir os encaminhamentos e providências que a Federação e seus sindicatos filiados deverão tomar após a Petrobrás ter inviabilizado o pagamento do adiamento da PLR 2008.
O Conselho é instância superior à direção da FUP e é formado pelos diretores da Federação e por um representante de cada sindicato filiado.
FUP convoca semana de mobilizações em defesa da vida de 12 a 16
Para protestar contra mais esse acidente e o desrespeito da Petrobrás em relação à segurança de seus trabalhadores – pró-prios e terceirizados –, a Federação orienta a todos seus sindicatos a realizarem manifestações no decorrer da semana para prestar homenagem ao companheiro William Vasconcelos, e conscientizar a base de que será necessária maior mobilização e ações práticas para barrar a escalada de mortes nas unidades da empresa. Cada sindicato, de acordo com sua realidade, deverá promover atrasos, atos políticos e ecumênicos etc.
É importante, também, lembrar que cada manifestação é uma oportunidade para recolher assinaturas para o abaixo-assinado da lei de iniciativa popular.
Fotos dos atos devem ser encaminhadas para a imprensa da Federação ([email protected]). Chega de mortes na Petrobrás!
Ato Ecumênico
Na quinta-feira (15), dia da troca de turma da P-34, no aeroporto de Vitória (ES), as direções sindicais e a FUP promovem Ato Ecumênico em memória do trabalhador William Robson Vasconcelos. O ato faz parte da Semana de Mobilizações em Defesa da Vida que acontece de 12 a 16 de janeiro, em todo o país, nas unidades da Petrobrás e suas subsidiárias.
Resistência Palestina sob olhar brasileiro
O cartunista brasileiro Carlos Latuff é um dos mais respeitados nomes na luta de idéias contra o imperialismo estadunidense e Israel, seu lacaio no Oriente.
Em sua página na internet, Latuff disponibiliza para livre utilização seus trabalhos cada vez mais contundentes. Sua militancia artística é constantemente monitorada pela CIA. para conhecer o trabalho deste artista acesse http://latuff2.deviantart.com/.