Acidentes nas refinarias serão relatados e debatidos pela primeira vez no C.A da Petrobrás

José Maria Rangel, no blog Zé Maria no C.A

No próximo dia 20 de dezembro o Conselho de Administração da Petrobrás vai ouvir e debater os relatos sobre as causas que levaram aos acidentes nas refinarias de Manaus (REMAN) e do Paraná (REPAR). Logo que tomei conhecimento do ocorrido, encaminhei solicitação, que foi prontamente atendida, a Presidenta do Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (Presidenta Graça Foster), para realização de reunião extraordinária do referido Comitê com o claro objetivo que todos Conselheiros tomem conhecimento das causas que levaram a duas quase tragédias. Tão importante quanto saber o que houve, é apontar soluções para que novos acidentes não ocorram e dar ampla divulgação ao que for apurado.

Demonstrei a minha preocupação com a segurança das refinarias, em recente reunião do Conselho de Administração, balizada em experiências ruins ocorridas na área de Exploração e Produção e também pelo relato dos trabalhadores das refinarias que tenho visitado. Por ter vivido na plenitude as interdições de plataformas, onde a lógica de produção a qualquer custo em detrimento das manutenções trouxe enormes prejuízos à saúde dos trabalhadores, para a Empresa e também para a sociedade brasileira, me sinto com autoridade para tratar do assunto, já que foram feitos vários avisos que nossas unidades marítimas estavam caindo aos pedaços e necessitavam de manutenção. As nossas denuncias entraram por um lado e saíram por outro e o resultado todas já sabem.

Hoje corremos atrás do prejuízo através do PROEF, que consome recursos de todas as ordens (físicos e financeiros) e que se não for bem trabalhado, pode levar a novas situações de riscos.

Felizmente não perdemos nenhum companheiro de trabalho nos dois acidentes, no entanto ainda temos um soldado ferido e que necessita de cuidados.

Que o dia 20-12-2013 represente uma virada de página na história da Petrobrás, que os trabalhadores sejam ouvidos na elaboração e execução das políticas de saúde e segurança da empresa e que as vidas de quem faz da Petrobrás a maior empresa do país sejam respeitadas.